Título: Casa Civil foge do assunto
Autor: Gripp, Alan; Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 13/04/2008, O País, p. 8

Dilma se recolhe e assessores fazem "boca de siri".

BRASÍLIA. Numa estratégia para preservar a ministra Dilma Rousseff, os integrantes da Casa Civil têm evitado falar - até mesmo de aspectos técnicos - sobre o dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso, alegando que tudo está sob investigação da Polícia Federal. A própria ministra, que prometeu publicamente, na entrevista de sexta-feira, dia 4, mostrar as planilhas do "banco de dados", disse semana passada que só voltaria a dar entrevista sobre o assunto quando for concluído o inquérito conduzido pela PF.

- Boca de siri - disse um assessor direto de Dilma.

A assessoria de Dilma não respondeu a um questionário de 20 perguntas sobre o caminho dos gastos até a montagem do banco de dados, encaminhado por e-mail pelo GLOBO na última quarta-feira.

A ministra aproveitou a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Europa para desaparecer de eventos públicos. O último do qual participou foi o lançamento do programa de banda larga nas escolas públicas, terça-feira. Depois disso, dedicou-se a despachos com a assessoria no Palácio do Planalto. Desde quarta-feira, quando Lula se ausentou do país, Dilma recebeu apenas dois ministros: José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Alfredo Nascimento (Transportes). O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, também reuniu-se com a ministra.

Na sexta-feira, Dilma passou rapidamente pelo Planalto, na parte da manhã, e viajou para Porto Alegre, onde não tinha compromissos oficiais. Assumiria o papel de mãe para cuidar do casamento da filha, Paula, na próxima sexta-feira. Nesse mesmo dia, ela voltará a posar com o presidente num evento público na capital gaúcha. Antes, já terá passado, provavelmente, pela sua prova de fogo em depoimento no Senado, que deverá acontecer quarta-feira. (Luiza Damé e Chico de Gois)