Título: Presidente repete a Patrícia que ficará neutro
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 13/04/2008, O País, p. 10

Senadora, ex-vice-líder do governo, concorre com prefeita petista.

FORTALEZA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá sinais de que irá resistir aos apelos das duas pré-candidatas de Fortaleza. O recado foi dado na semana passada durante um encontro no Palácio do Planalto com a bancada do PDT no Senado. Lula prometeu que onde houver mais de um candidato de sua base aliada sua postura será de neutralidade. Por iniciativa própria, segundo relato de Patrícia, citou o caso de Fortaleza. Ao presidente licenciado do PDT e ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o presidente confidenciou que não prejudicaria a candidatura de quem o ajudou, especialmente no início. Patrícia foi vice-líder do governo no primeiro mandato de Lula.

A garantia de impessoalidade é essencial para a candidatura de Patrícia, que travou uma disputa interna com outro pré-candidato e até agora não fechou aliança com nenhum partido que lhe garanta um bom tempo no horário eleitoral. PTB e PSDB demonstram simpatia com sua candidatura, mas não decidiram o que fazer. Sem aliados fortes e visibilidade, sua candidatura pode naufragar na largada. Ela diz que não entrou nessa batalha para se aventurar.

Para ela, o compromisso de Lula é o passo mais importante para equilibrar a disputa em que sua adversária principal parte com muitas vantagens. Ela está no exercício do cargo, pertence ao mesmo partido do presidente da República, tem o apoio de um amplo arco de alianças e conta também com o apoio do governador Cid Gomes (PSB).

Sem cerimônia, Patrícia aproximou-se de Lula e disse qual era sua vontade:

- Vim aqui para lhe convidar a subir no meu palanque - disse ela, arrancando risos do presidente. - Não podendo, quero pedir sua neutralidade. As pessoas o adoram no Ceará. Sua presença, assim como a sua neutralidade, são muito importantes.

Luizianne ganhou beijo e abraço registrados em fotos

Mas a prefeita Luizianne Lins não tem do que se queixar. De passagem por Fortaleza, em fevereiro, para lançar obras do PAC na área de saneamento e habitação, Lula defendeu a prefeita das críticas da oposição e finalizou o gesto de boa vontade com a aliada dando-lhe um abraço e um beijo. Tudo foi fotografado pela imprensa e estampado na primeira página de jornais locais. Durante a campanha, mesmo diante da ausência de Lula, essas fotos falarão mais do que mil palavras.

O líder da prefeita na Câmara Municipal, Guilherme Sampaio (PT), acha que o presidente está sendo apenas cauteloso no trato com os senadores da base aliada porque é delicada a situação do governo no Senado, onde a oposição tem maioria. Mas o povo, segundo ele, sabe por quem o coração do presidente Lula bate.