Título: Greve de fiscais da receita ameaça exportação
Autor: D¿Ercole, Ronaldo ; Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 16/04/2008, Economia, p. 35

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O congestionamento de mercadorias no Porto de Santos, o maior do país, que ontem já comprometia mais de 92% de capacidade de operação dos terminais, deve começar a afetar mais seriamente também os embarques de produtos para exportação. Com o acúmulo de mercadorias importadas não liberadas pelos auditores fiscais, em greve há 29 dias, começam a faltar contêineres vazios para os exportadores, que até agora eram afetados de forma marginal pelo movimento. O alerta foi feito pelo vice-presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima de São Paulo (Sindamar), José Roque:

¿ A capacidade operacional do porto está comprometida, e isso quer dizer que começa a faltar espaço para a carga de exportação.

Segundo Roque, apesar da situação caótica no porto, o Sindamar não foi informado sobre o desvio de navios por parte dos armadores.

A Sadia relatou aumento de custos com armazenagem e conservação de produtos devido às dificuldades nos embarques para o exterior. Já o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, disse que a greve afeta a imagem do país.

Auditores entregarão hoje os cargos em protesto

Os auditores fiscais, por sua vez, decidiram fazer hoje um movimento nacional de entrega de cargos para protestar contra a forma como o governo tem negociado com a categoria, afirmou o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Pedro Delarue:

¿ Os auditores já estavam entregando os cargos e esse movimento se acirrou depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (que permitiu ao governo cortar o ponto dos grevistas). Mas hoje será o dia nacional da entrega dos cargos. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: Economia Tamanho: 328 palavras Edição: 1 Página: 35 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os direitos