Título: putin amplia ao aceitar chefia de partido
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 16/04/2008, Mundo, p. 39

Em fim de mandato, presidente russo é escolhido por unanimidade líder do Rússia Unida e se prepara para ser premier

Vivian Oswald

MOSCOU. A três semanas de entregar a Presidência da Rússia ao sucessor, Vladimir Putin mostrou que deixa o cargo, não o poder. Mais fortalecido do que nunca, foi aprovado por unanimidade ontem como presidente do partido mais importante do país, o Rússia Unida, e confirmou ter aceito o convite do presidente eleito Dmitri Medvedev para ser premier. O anúncio foi feito ao fim do IX Congresso do partido. Seu nome deve ser confirmado pela Duma (Câmara baixa do Parlamento) no dia 8, um dia após a posse do novo presidente. Já o cargo de líder máximo do Rússia Unida, concebido especialmente para Putin, tem validade de quatro anos.

¿ Aceito o convite. Estou pronto para receber a responsabilidade e chefiar o partido ¿ disse, aplaudido de pé.

Futuro de partidos menores ainda é incerto

A notícia era dada como certa por especialistas. No entanto, ainda há dúvidas sobre o que representa de fato a manobra.

¿ Putin pode querer fortalecer o partido e torná-lo o agrupamento político dominante na cena russa. Mas pode ter feito isso apenas para se proteger. A Constituição permite ao presidente solicitar, sem qualquer explicação, a demissão do premier. Isso não vai acontecer porque eles são amigos. Mas a chefia do partido é uma garantia a mais ¿ disse o diretor do Centro Carnegie de Moscou, Nikolai Petrov.

Há quem diga que pode ser o início de uma nova configuração do sistema político partidário russo, que deve ganhar mais estabilidade. Mas ainda não se sabe, por exemplo, sobre o futuro dos outros partidos, que não tiveram espaço para competir nas últimas eleições.

De qualquer forma, o novo formato do Rússia Unida ¿ criado com ajuda do Kremlin em 2001 ¿ confirma que o próximo governo terá o premier mais forte da Rússia. Putin, que tem 86,5% da aprovação dos russos, terá sua autoridade reforçada pela chefia do partido, que detém mais de dois terços do Parlamento. Esta será a segunda vez que Putin terá a função de premier. A primeira foi no governo de Bóris Yelstin. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O Mundo Tamanho: 399 palavras Edição: 1 Página: 39 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os direitos