Título: Brasil abre hoje o mercado de resseguros
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 17/04/2008, Economia, p. 29

O mercado de resseguros - o seguro do seguro - está aberto a partir de hoje no país, com duas novas empresas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep): o Lloyd's de Londres como ressegurador admitido (com escritório de representação) e a Munich Re como eventual (com procurador no país). Como resseguradora local (com capital mínimo de R$60 milhões e constituída no país), apenas o IRB-Brasil Re, de controle estatal e que detinha o monopólio.

Já têm autorização prévia as seguintes resseguradoras, como admitidas: Scor Re, Swiss Re, Swiss Re America e Transatlantic Re. A capacidade econômica delas foi aprovada, mas ainda falta a entrega de documentos originais pedidos pela Susep, informou o superintendente, Armando Vergilio dos Santos Junior.

Segundo ele, em no máximo duas semanas, essas quatro resseguradoras estarão aptas a atuar no mercado brasileiro. Em análise, estão ainda os pedidos, para atuar como locais, da brasileira J. Malucelli - do Paraná Banco -, da alemã Munich Re (ambas em fase final). A americana XL Re está sob análise para atuar como local e como admitida. Outra em análise para atuar como admitida é a American Home. E, como eventual, há a espanhola Mapfre Re.