Título: Alunos da UnB decidem desocupar a reitoria
Autor: Stuckert Filho, Roberto; Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 18/04/2008, O País, p. 15

Saída está marcada para hoje, depois de vistoria do reitor temporário e dos estudantes ao prédio invadido.

BRASÍLIA. Os estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de Brasília (UnB) desde o dia 3 decidiram ontem deixar o prédio. A saída foi marcada para hoje, quando a invasão chegará ao 16º dia. Antes da saída, os alunos e o novo reitor, Roberto Aguiar, que ficará no cargo por até seis meses, vão vistoriar as instalações para verificar se houve dano ao patrimônio.

A decisão foi tomada em assembléia que reuniu cerca de 600 estudantes. A maioria votou pela saída. Eles comemoraram o resultado da ocupação, que tinha como objetivo maior a renúncia do reitor Timothy Mulholland, do vice Edgar Mamiya, e dos decanos (pró-reitores).

- Vamos sair com a cabeça erguida e o movimento cheio de vitórias. Daqui para a frente, continuaremos a mobilização nas salas, numa grande campanha pela paridade e a democracia - disse um dos coordenadores do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fábio Félix.

Aguiar, nomeado esta semana pelo Ministério da Educação a partir de indicação do Conselho Universitário da UnB, voltou ontem à reitoria. Pelo segundo dia, não entrou no gabinete. Hoje, o reitor fará a vistoria com os alunos. Depois, as salas serão abertas aos funcionários.

- Louvo a atitude dos estudantes. Isso mostra que não é com repressão que as coisas são feitas, mas com o diálogo - afirmou o novo reitor.

Mulholland renunciou domingo, sob pressão de alunos, professores e funcionários. A UnB usou recursos da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) para decorar o apartamento funcional. Segundo o Ministério Público, o gasto atingiu R$470 mil. Mulholland confirmou a despesa, mas em valor menor: R$350 mil.

www.oglobo.com.br/pais