Título: Sem impacto no crescimento
Autor: Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 18/04/2008, Economia, p. 26

Apesar da alta dos juros, o diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Octavio de Barros, não vai mudar sua projeção de crescimento para este ano: permanece em 4,8%, com o investimento crescendo 12%. "Não vai haver alteração no processo de investimento em curso".

O banco pretende rever as projeções de expansão da economia em 2008?

OCTAVIO DE BARROS: Nossas projeções já contemplavam esse cenário de aperto monetário. Inclusive aumentamos as previsões recentemente, de 4,5% para 4,8%.

E como vão reagir os investimentos com esse aperto monetário?

BARROS: A alta de juros fica cada vez menos relevante no processo de investimento, com a demanda em alta. Não vai alterar o ciclo dos investimentos. A demanda continuará forte, mesmo com alguma desaceleração.

Pesquisa do banco mostrou que esse impacto será pequeno no investimento...

BARROS: Numa consulta a 1.600 empresários, 60,1% disseram que não seriam afetados por uma alta de um ponto percentual. Se o ciclo de alta for de dois pontos, a parcela cai para 50,3%. O investimento está muito espraiado pela economia e deve sofrer pouco com a alta de juros.

E em 2009, como ficará a expansão da economia?

BARROS: A economia deve desacelerar sem o impulso monetário. Deve crescer perto de 4,5%. Daqui a três anos, veremos que o último trimestre de 2007 e o primeiro de 2008 foram o auge do ciclo de expansão. (Cássia Almeida)