Título: Marco Aurélio: Chávez é o único canal com as Farc
Autor:
Fonte: O Globo, 18/04/2008, O Mundo, p. 31

BRASÍLIA. O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou ontem que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é atualmente o único canal de negociação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "e mesmo assim um canal incerto". Ao participar de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Garcia lembrou a incursão militar do governo colombiano no Equador, que matou vários guerrilheiros, incluindo o segundo homem das Farc, Raúl Reyes, e disse que a operação acabou cortando a comunicação entre o grupo e a França.

- Com a ação militar que houve no Equador, o negociador das Farc foi morto - afirmou Garcia.

Ele disse que, numa conversa com um funcionário do governo francês, perguntou com quem Paris negociava agora.

- A resposta que ouvi foi: com mais ninguém.

Indagado pelos parlamentares sobre o nível de relacionamento entre o governo Lula e o PT com as Farc, o assessor especial da Presidência foi categórico. Disse que tem "profundo repúdio" aos métodos usados pelo grupo guerrilheiro, como seqüestros, assassinatos e possíveis ligações com o narcotráfico.

- Nós, do PT, sempre tivemos uma atitude muito crítica em relação às Farc, e isso é compartilhado pelo presidente da República - assegurou.

Cobrado dos deputados sobre os motivos que levam o Brasil a não classificar oficialmente as Farc como grupo terrorista, ele explicou que tal procedimento se deve a alguns fatores. Por exemplo, se o Brasil tomar essa iniciativa, no futuro não poderia atuar como mediador entre o grupo e o governo colombiano.