Título: Paraguai: Lugo falta a último debate eleitoral
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 18/04/2008, O Mundo, p. 32
Candidato alega falta de condições políticas e é criticado por adversários e até por jornalista que mediou o programa.
ASSUNÇÃO. O ex-bispo Fernando Lugo, líder nas pesquisas sobre a disputa presidencial paraguaia, faltou ao último debate entre os candidatos, ontem. Alvo de ataques de baixo nível dos adversários nas últimas semanas, Lugo alegou falta de condições políticas para não comparecer. Na segunda-feira ele já havia faltado a outro debate, alegando problemas de saúde.
A ausência acabou fazendo com que Lugo fosse alvo de ataques dos adversários e até do mediador do debate, o jornalista Humberto Rubin, da Telefuturo, uma das principais emissoras do país. Irritado com a falta do líder nas pesquisas, Rubin disse que pensara em votar em Lugo, mas mudou de idéia:
- Se esta potência (o Paraguai) cai nas mãos deste irresponsável, não sei o que se pode esperar deste país.
Uma hora antes do debate, o coordenador da campanha de Lugo, Miguel Perito, enviou uma carta à Telefuturo. Rubin leu o comunicado:
"Tristemente, não existem agora condições políticas para participar de um evento com estas características. A população merece respeito. Respeito que não houve nos últimos dias com a campanha difamatória perpetrada por outros candidatos."
Fernando Lugo foi criticado pelos demais candidatos.
- Os cidadãos têm direito de conhecer o que propomos - disse a candidata governista Blanca Ovelar, segunda colocada nas pesquisas.
Participaram do debate também o ex-general Lino Oviedo, terceiro nas sondagens, e Pedro Fadul, quarto.
Um dos temas mais debatidos foi o preço que o Brasil paga pelo excedente de energia da hidrelétrica de Itaipu. Blanca disse que pretende convocar um grupo de técnicos para debater o assunto. Oviedo e Fadul afirmaram que o melhor é o Paraguai consumir o excedente, ampliando seu parque industrial.
Num intervalo entre blocos, Rubin recebeu um celular. Quando voltou ao ar, disse:
- Me disseram que Lugo quer falar comigo em particular. Eu não quero.
Lugo teria se encontrado com assassinos de Cecília Cubas
No último bloco, incitado pelo mediador, Oviedo mostrou documentos que supostamente comprovariam que Lugo visitou na cadeia seis dos seqüestradores de Cecília Cubas, filha do ex-presidente Raúl Cubas, morta em 2005 por integrantes do grupo de extrema-esquerda Pátria Livre após cinco meses de cativeiro. Segundo Rubin, o documento seria o motivo pelo qual Lugo teria faltado ao debate.
Anteontem à noite, Blanca encerrou sua campanha com um grande comício no centro de Assunção. Muitos dos participantes, porém, disseram ter ido por obrigação, já que são funcionários públicos.
Ontem à tarde foi a vez de Oviedo encerrar sua campanha com uma carreata que parou as principais ruas da capital. De manhã, circulou o boato, logo desmentido, de que Oviedo iria para os EUA para se encontrar com o Papa Bento XVI.