Título: Prévias na geladeira
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 06/05/2009, Política, p. 8

Magela e Agnelo marcam primeiro debate para a escolha do petista ao Buriti, mas correm o risco de serem atropelados pela cúpula do PT. Berzoini, presidente nacional do PT: crise para a escolha de candidatos a governos estaduais O primeiro debate entre os pré-candidatos petistas ao Governo do Distrito Federal já está marcado. Será no próximo sábado no escritório político do deputado distrital Cabo Patrício (PT), no Gama. Geraldo Magela e Agnelo Queiroz vão se enfrentar pela primeira vez antes das prévias que deverão ocorrer em 16 de agosto. Mas uma discussão da direção nacional do partido no próximo fim de semana, em Brasília, poderá alterar os planos do PT-DF.

Os membros do diretório nacional foram convocados para participar de uma debate sobre o processo eleitoral de 2010. Há possibilidade de que saia desse encontro uma resolução que iniba as candidaturas neste ano. O comando do PT está preocupado com a antecipação dos lançamentos de campanhas nos estados, enquanto ainda não há definição sobre as alianças em torno da provável candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Esse problema causou até mesmo uma crise entre o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e o ministro da Justiça, Tarso Genro, nesta semana.

Berzoini afirmou que Tarso Genro é um candidato ¿provisório¿ ao governo do Rio Grande do Sul. Lá há possibilidade de o Palácio do Planalto optar por um palanque do PMDB. Outro foco de atrito ocorre no Rio de Janeiro, onde o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), quer disputar o governo, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prefere manter a aliança com o governador Sérgio Cabral (PMDB). ¿A posição do Distrito Federal, de antecipar as prévias, pode ser um precedente para os demais estados¿, acredita Antônio Sabino, que integra a corrente Bloco Popular e de Base.

Antecipação Sabino foi o autor da tese derrotada na reunião de segunda-feira do diretório regional do PT. Ele defendeu que o partido esperasse o debate nacional no próximo fim de semana, antes de marcar uma data para a escolha do candidato do partido no Distrito Federal. Dos 39 petistas presentes, 31 votaram a favor da antecipação das prévias. Sabino é favorável à manutenção do calendário previsto no estatuto do PT, segundo o qual a discussão deve ficar para 2010.

Enquanto o partido não toma uma decisão sobre o assunto, Magela e Agnelo se preparam para o embate. Na avaliação de Gustavo Balduíno, aliado de Magela no PT, um dos temas que deverá ser discutido é a melhor estratégia eleitoral para enfrentar o grupo do governador José Roberto Arruda (DEM) e o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB). ¿O Agnelo tem mais possibilidade de reconquistar os votos que o PT perdeu na classe média, mas Magela ganha na periferia¿, avalia. ¿Temos de decidir qual é a melhor opção para o PT¿, acrescenta