Título: Déficit da previdência deve ficar estável 20 anos
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 21/04/2008, País, p. 5
BRASÍLIA. O bom momento econômico levou o governo a traçar um cenário mais otimista em relação à trajetória do déficit da Previdência nos próximos 20 anos. As projeções só valem se o Congresso não modificar o sistema, como a existência do fator previdenciário e o reajuste menor dos benefícios do INSS para quem ganha mais de um salário mínimo. O rombo da Previdência não vai cair, mas as contas mostram que até 2027 ele ficará praticamente estável em relação ao Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas).
Segundo projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2009, enviado semana passada ao Congresso, o déficit previsto para 2008 é de 1,52% do PIB. Até 2011 ele tende a cair para 1,12%, retomando então uma trajetória ascendente, mas paulatina até 2027, quando chegará a 1,55% do PIB. Em valores, porém, os números assustam: o déficit passará dos atuais R$43 bilhões este ano para R$154,6 bilhões em 2027, alta de 259%.
¿ Há tendência de queda do déficit por causa da formalização do mercado e do crescimento econômico. A possibilidade é de aumentar as receitas numa velocidade maior que as despesas ¿ disse Helmut Schwazer, secretário da Previdência Social do Ministério da Previdência.
Os cálculos dos ministérios da Fazenda e da Previdência são bem mais positivos que os enviados ao Congresso em 2007. No ano passado, ante a expectativa de crescimento de 4,5% da economia ¿ que acabou sendo de 5,4% ¿, projetava-se um déficit de 1,8% do PIB em 2008 e de 1,94% em 2026.
COLABOROU Cristiane Jungblut Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O País Tamanho: 283 palavras Edição: 1 Página: 5 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno
© 2001 Todos