Título: OMC contra alimento caro
Autor:
Fonte: O Globo, 22/04/2008, Economia, p. 17

Fundo: acordo de Doha pode reduzir preço.

LONDRES. O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, disse ontem que a conclusão da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), que prevê a liberação do comércio mundial, ajudará a conter a alta dos preços dos produtos agrícolas.

"Não se pode esquecer que, para alimentar sua população, os Estados dependem da liberdade de comercializar. Mas já estamos vendo que algumas decisões tomadas em nível nacional, como a de limitar a exportação de produtos alimentícios, têm efeitos devastadores em nível mundial", escreveu o diretor do FMI em um artigo publicado ontem no "Financial Times". "Levar a (rodada de) Doha a um bom termo representaria uma ajuda de capital já que reduziria as barreiras alfandegárias e as distorções de competição e favoreceria o comércio agrícola."

Strauss-Kahn recorda que os "preços do arroz no mercado mundial aumentaram mais de 50% desde o início do ano e que os preços do resto dos produtos alimentícios estão em clara alta". Para fazer frente a este desafio, o diretor do FMI defende a necessidade de um acordo concertado em escala mundial.

"Temos a responsabilidade moral de colocar comida na mesa dos pobres", destaca o titular do FMI.