Título: Manifestantes tentam invadir prédio dos Jatobá
Autor: Farah, Tatiana; Nunes, Fabiano
Fonte: O Globo, 22/04/2008, O País, p. 5

Três homens são detidos e segurança é reforçada; faixas acusam casal de fingir choro e emoção em entrevista

SÃO PAULO. Manifestantes tentaram invadir ontem o prédio onde moram os pais de Anna Carolina Jatobá, em Guarulhos (Grande São Paulo), e onde estava o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina, indiciado pelo assassinato da menina Isabella, de 5 anos, no dia 29 de março. Segundo a polícia, três homens foram detidos e encaminhados à delegacia depois do tumulto.

Demonstrando irritação e gritando ¿Rico na cadeia!¿ e ¿Justiça!¿, a pequena multidão bateu e chutou o portão do edifício. Alguns dos manifestantes chegaram a entrar na garagem. Nas paredes do prédio foram coladas várias faixas, nas quais se liam protestos como ¿choro fingido¿ e ¿piores atores do Brasil¿, referências à entrevista que o casal concedeu domingo ao ¿Fantástico¿, da TV Globo.

O cobrador Amauri Oliveira Cândido, de 33 anos, e o catador de papel Vanderley Almeida Rosa, de 27, vão responder por desacato e desobediência à autoridade e provocação de tumulto devido à tentativa de invasão. Ambos tinham passagem pela polícia. Também detido, o estudante de turismo Daniel Galhardo, de 20 anos, vai responder por invasão de domicílio.

Cerca de 30 pessoas se aglomeravam na entrada da garagem do condomínio Serra de Bragança, em Guarulhos. Quando o portão eletrônico da garagem foi aberto para a saída de um morador, alguns manifestantes se penduraram no portão.

¿ Vamos invadir! ¿ gritaram, enquanto um grupo de cinco homens desceu a rampa que dá acesso à garagem e um deles foi em direção ao elevador para ingressar no prédio.

Outros moradores dizem que se sentem acuados

O morador que saía começou a buzinar e desceu do carro para discutir com os manifestantes, que aproveitaram o portão aberto para tentar invadir o local.

¿ Vocês têm de saber que aqui tem mais 26 moradores que não têm nada a ver com isso ¿ argumentou o vizinho.

O porteiro e dois PMs foram ajudar o morador a conter a invasão. Com a chegada da PM os invasores deixaram o local, mas continuaram a gritar.

¿ Eles só estão soltos porque são ricos ¿ protestou um.

No fim da tarde, outro grupo se ajoelhou em frente à entrada da garagem para rezar.

O dentista César Marcelo Gabriel, de 40 anos, morador do prédio, disse na delegacia que sua família está acuada:

¿ Estamos acuados dentro da nossa própria casa. Meus filhos de 8 e 12 anos ficaram assustados e chorando. Ninguém vai conseguir mudar o que está no processo com essa gritaria.

O advogado de defesa Ricardo Martins repudiou a atitude dos manifestantes. E disse que o casal vai permanecer no local. Por medida de segurança a Polícia Militar decidiu reforçar o patrulhamento no local, que passou a ter cerca de dez policiais.

(*) Do Diário de S.Paulo

www.oglobo.com.br/sp