Título: Google é eleita a marca mais poderosa do mundo pela segunda vez seguida
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Fonte: O Globo, 22/04/2008, Economia, p. 20
Brasileiras não entram no ranking, mas são destacadas como promissoras.
NOVA YORK. O site de buscas na internet Google foi eleito a marca mais poderosa do mundo pelo segundo ano consecutivo no levantamento Brandz Top 100. O ranking, feito pela empresa de pesquisa em marketing e consultoria Millward Brown, lista as cem marcas mais valiosas, em dólares. O valor combinado de todas elas somou US$1,94 trilhão, em 2008, um crescimento de 21% em relação a US$1,6 trilhão de 2007.
A Google, empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin, permaneceu no topo da lista. A marca foi avaliada em US$71,4 bilhões, cifra 30% superior à de 2007. A General Eletric (GE) manteve sua colocação: ficou em segundo lugar, vendo seu valor crescer 15%, para US$71,379 bilhões. A Microsoft teve a terceira colocação, avaliada em US$70,887 bilhões, com valorização de 29%.
Em nota, a Millward Brown ressaltou que será preciso ficar de olho em marcas de países emergentes, como o Brasil, nos próximos anos. Entre as mais promissoras, a empresa cita Brahma, Petrobras e Bradesco.
O relatório também menciona o forte crescimento do valor das marcas asiáticas. Sete empresas que aparecem entre as cem mais poderosas neste ano vêm de Japão, Coréia e Hong Kong. Elas agregam um valor de US$11 bilhões para o ranking, com expansão de 7%. No entanto, o valor das quatro marcas chinesas que estão na lista cresceu 51%, somando US$124 bilhões. De acordo com o relatório, China Mobile, Bank of China, China Construction Bank e ICBC ¿estão apenas começando a se expandir para outros países e têm um forte potencial pela frente¿.
Entre as empresas de países emergentes, a Millward Brown também cita a operadora de telefonia celular russa MTS ¿ a primeira do país a entrar na lista. Ela estréia em 89º lugar, avaliada em US$8,077 bilhões, à frente de empresas mundialmente conhecidas como a alemã Volkswagen (US$7,143 bilhões) e a americana Mastercard (US$6,970 bilhões).
Citi e Merrill Lynch vêem valor de suas marcas cair
Uma das curiosidades refletidas no levantamento é o boom do setor de tecnologia (incluindo telefonia celular), que reúne 28 das cem marcas listadas. Este grupo de companhias viu suas marcas crescerem em US$187 bilhões em um ano ¿ mais da metade da valorização total das empresas do ranking. Um dos destaques é a BlackBerry. A empresa, em 51ª colocação, registrou uma valorização de 390% , alcançando US$13,734 bilhões. Foi a maior expansão registrada no ranking.
A Apple, por sua vez, aparece em 7º lugar, com uma valorização de 123% da marca, avaliada em US$55,206 bilhões. A Yahoo, que recebeu uma proposta de compra pela Microsoft, teve uma queda de 13%, e acabou em 62º lugar, com valor da marca estimado em US$11,465 bilhões.
Entre as empresas do setor financeiro que constam da lista e que viram o valor de suas marcas cair estão Citi, em 15º lugar (avaliada em US$30,318 bilhões), e Merrill Lynch, em 74º (US$9,802 bilhões). Elas perderam 10% e 16% de seu valor, respectivamente.
¿ Neste ano, o ranking demonstrou o quanto é importante investir na marca, especialmente em momentos de turbulência. Nossos dados mostram que as marcas fortes continuam com uma performance muito acima das mais fracas em termos de fatia de mercado e de preços em períodos de recessão ¿ disse a principal executiva da Millward Brown, Joanna Seddon.
O estudo considerou 50 mil empresas e ouviu mais de um milhão de consumidores em todo o mundo.