Título: Pascal Lamy: rodada de doha pode ter avanços nas proximas semanas
Autor:
Fonte: O Globo, 21/04/2008, Economia, p. 14

ACRA (Gana). As negociações sobre as regras do comércio global podem ter avanços importantes nas próximas semanas, prevê Pascal Lamy, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Conhecidas como Rodada de Doha, essas discussões sobre comércio ¿ que foram retomadas com força nos últimos dois meses ¿ representam uma tentativa de impulsionar a economia mundial e ajudar as nações em desenvolvimento a exportar mais.

¿ No momento em que um avanço muito importante é factível nas próximas semanas, estamos esperançosos de que essa conferência possa ajudar a completar a tarefa ¿ afirmou Lamy, durante a 12ª Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), em Acra, Gana. ¿ Se nós tivermos um texto de compromisso sobre subsídios agrícolas, tarifas agrícolas e industriais no fim de abril ou no começo de maio, eu acho que um encontro ministerial pode acontecer no fim de maio.

Interesses de países freiam decisões da Rodada de Doha

Iniciada em 2001, a Rodada de Doha se traduz em negociações entre as maiores potências comerciais do mundo, no âmbito da OMC, a fim de diminuir as barreiras e, assim, estabelecer o livre comércio.

A rodada, contudo, arrasta-se há anos por causa de rachas entre os países, sobretudo quanto à abertura do comércio agrícola.

Países exportadores agrícolas, como o Brasil, por exemplo, querem derrubar subsídios da Europa e dos Estados Unidos, mas estes alegam que já deram um passo nesta direção e que agora esperam que mercados emergentes derrubem suas barreiras ao comércio industrial e de serviços. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: Economia Tamanho: 310 palavras Edição: 1 Página: 14 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os