Título: General Heleno se explica a Jobim
Autor: Damé, luiza; Gois, de Chico
Fonte: O Globo, 19/04/2008, País, p. 10

BRASÍLIA. Por exigência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, Enzo Martins Peri, se reuniram ontem à noite para cobrar explicações do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, sobre suas declarações contra a demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol e a política indigenista do governo. A conversa demorou mais de uma hora. O Ministério da Defesa não informou o conteúdo das explicações. Segundo auxiliares de Jobim, o ministro fez um relato ao presidente e Lula entendeu as justificativas do general.

¿ As explicações foram dadas. A questão está superada ¿ disse Jobim, por sua assessoria.

Segundo a assessoria, Heleno não será punido. A crise começou quarta-feira, quando o general fez, no Clube Militar do Rio de Janeiro, duras críticas à demarcação da reserva em terras contínuas. Para o general, a política indigenista do governo é caótica. Heleno disse ainda que o Exército serve ao Estado e não ao governo. As declarações foram consideradas um ato de indisciplina e afronta ao presidente, comandante supremo das Forças Armadas.

Irritado, Lula convocou Jobim e Enzo Martins para uma reunião no Palácio do Planalto na quinta-feira e cobrou uma posição em relação à suposta insubordinação de Heleno. O assunto ganhou ontem novos contornos na solenidade de comemoração do Dia do Exército, no Setor Militar Urbano. Lula acompanhou o desfile das tropas ao lado de Jobim e dos três comandantes militares. O presidente, o ministro e os chefes militares quase não conversaram e deixaram o quartel sem dar entrevistas. A nota do presidente em homenagem ao Exército foi protocolar, com elogios à atuação da Força.

À noite, o general Heleno e Enzo Martins, chamados a Brasília, se reuniram com Jobim das 19h20m às 20h30m. Após a conversa, Jobim fez um relato ao presidente Lula. O presidente, segundo auxiliares do ministro, entendeu as explicações, e Jobim deu o episódio por encerrado. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O País Tamanho: 357 palavras Edição: 1 Página: 10 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001