Título: Declaração dividem oposição
Autor: Damé, luiza; Gois, de Chico
Fonte: O Globo, 19/04/2008, País, p. 10

BRASÍLIA. As críticas públicas do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, à política indigenista do governo Lula dividiram a oposição. Enquanto o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), divulgava ontem nota em apoio ao general, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), usou a tribuna do Senado para criticar o fato de um militar da ativa fazer pronunciamentos de caráter político, por mais que concorde com o conteúdo de seu discurso:

¿ Não estou defendendo o governo Lula, que não tem autoridade e se péla de medo das casernas. O general Heleno tem razão, porque a política indigenista do presidente Lula é caótica. Mas embora tenha razão, não acho que devesse ter falado, porque não é papel dele falar. Lutei muito por democracia no país e não considero justo que voltemos ao tempo dos pronunciamentos militares de caráter político. Se está na reserva, tem liberdade de fazer isso. Mas, se está no serviço ativo, não.

O DEM, em nota assinada por Rodrigo Maia, apoiou o general, que teria sido ¿ameaçado e intimidado¿ por ter alertado que a política indigenista do governo teria se transformado em ameaça interna à soberania brasileira na Amazônia. Para o partido, ¿ao mesmo tempo que sinaliza com punições contra quem age com seriedade, moderação e respeito às leis, o governo atua com permissividade e leniência ante as ilegalidades de grupos que investem contra a democracia, o estado de direito e a segurança pública¿, em referência ao MST. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O País Tamanho: 272 palavras Edição: 1 Página: 10 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos