Título: Casos de dengue aumentam 25% na região
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 20/04/2008, O País, p. 17
Bahia tem o maior número de infestações, seguida do Ceará; chuvas anteciparam o período mais crítico.
FORTALEZA. Os casos de dengue cresceram quase 25% no Nordeste em relação ao ano passado, e, com as enchentes, a preocupação das autoridades aumenta. Por causa das chuvas que chegaram mais cedo este ano, o período mais crítico, que ocorre normalmente entre maio e junho, foi antecipado. A doença já contaminou 46.300 pessoas nesses quatro primeiros meses.
Apenas no Maranhão, no Piauí e em Pernambuco houve redução. O Ceará, que só perde para a Bahia, com 10.185 confirmações, está se preparando para o pior com o fim do período de chuvas nos próximos dois meses. Alguns estados convivem com a doença há mais de duas décadas. Mas o que vem chamando a atenção este ano é o aumento das formas mais graves - a dengue hemorrágica e a doença com complicações.
Com 122 casos confirmados até sexta-feira - um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2007 -, o Ceará enfrenta uma epidemia de dengue hemorrágica, o tipo mais grave, porque causa mais mortes. O alerta foi dado semana passada pelo secretário estadual de Saúde, João Ananias.
O Rio Grande do Norte é o segundo na lista, com 68 registros e dois óbitos. Em Sergipe já morreram cinco pessoas por dengue hemorrágica. É o estado nordestino com mais vítimas fatais dessa forma da doença, apesar de o número de casos (22) ser quase seis vezes menor do que no Ceará (122). A explicação é que os outros dois estados já convivem há mais tempo com a forma hemorrágica e têm rede de assistência melhor estruturada, segundo o secretário adjunto de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta.
Apesar de não liderar em números absolutos, Rio Grande do Norte tem o maior índice de infestação, medido pelo número de casos (311) por cem mil habitantes. É o dobro do de Sergipe (160). O Ministério da Saúde vai investir em campanha educativa e também está entregando a alguns estados novos carros de fumacê. Vinte e sete novos veículos estão sendo entregues a Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Ceará e Sergipe
No Ceará, as universidades e os policiais militares foram envolvidos em ações estratégicas com o objetivo de evitar caos semelhante ao que ocorre hoje no Rio de Janeiro. Os registros de dengue clássica este ano chegaram a 9.388 casos até a última sexta-feira. Mas é o avanço da dengue hemorrágica que ascendeu a luz vermelha.
Das 122 notificações confirmadas, Fortaleza lidera com 41 casos, mas já se espalhou por 19 municípios. Dos quatro óbitos registrados, dois foram por febre hemorrágica de dengue e o restante por dengue com complicações.
NITERÓI INVESTIGA DUAS MORTES SUSPEITAS DE DENGUE na página 27