Título: China impõe quarentena
Autor: Fleck, Isabel
Fonte: Correio Braziliense, 07/05/2009, Mundo, p. 30

Os chineses que voltaram do México para a China foram colocados em quarentena por causa da gripe A(H1N1), assim que desembarcaram no aeroporto de Xangai. Os 119 ocupantes do voo fretado estão confinados e vão passar uma semana em observação, segundo informações do Comitê para a Prevenção da Gripe em Xangai, criado pelo governo local. Os médicos que estavam no avião asseguraram que todos estão em ¿condições normais de saúde¿ e nenhum apresentou sintomas da doença.

Entre os repatriados estavam diversos empresários que ficaram retidos em território mexicano após o país asiático ter suspendido as viagens entre as duas nações. Temendo uma epidemia da gripe A(H1N1), conhecida como gripe suína, a China aplica medidas de controle bastante rígidas, a ponto de criar tensões diplomáticas com os governos mexicano e canadense. O único caso confirmado de influenza no país foi de um mexicano, que está em isolamento em Hong Kong.

A Suécia e a Polônia registaram ontem seus primeiros caso de influenza suína. Em ambos, as pacientes são mulheres maiores de 50 anos que voltaram recentemente dos Estados Unidos com sintomas da doença.