Título: Gilmar toma posse hoje no Supremo
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 23/04/2008, O País, p. 4

Além de Lula, solenidade terá ex-presidentes; Ellen é homenageada

BRASÍLIA. O ministro Gilmar Mendes tomará posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) hoje. Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confirmaram presença os governadores tucanos Aécio Neves, de Minas, e José Serra, de São Paulo - cotados para disputar as eleições de 2010. Também prometeram apertar a mão do novo comandante do Judiciário três ex-presidentes: Fernando Henrique Cardoso e os senadores José Sarney e Fernando Collor de Mello. Gilmar Mendes foi assessor jurídico dos três quando estavam no poder.

Ministros de Estado, parlamentares e personalidades do meio jurídico devem comparecer em peso ao evento, que deve registrar recorde de público na Corte. Dos cinco mil convidados, 3.500 haviam confirmado presença até ontem. Até Pelé, de quem Gilmar é amigo, pretende cumprimentar o ministro pelo novo desafio. Há dois anos, quando Ellen Gracie Northfleet assumiu o mesmo cargo, mais de 2.500 pessoas compareceram ao tribunal.

Nem todos os convidados de Gilmar terão acesso ao plenário, palco da cerimônia de posse. O ambiente comportará apenas 376 pessoas. O restante terá de acompanhar o evento pelos nove telões instalados no tribunal - cinco no interior do prédio e quatro do lado de fora. Como tradição, não é servido coquetel aos convidados nas posses no STF. Bebe-se café e água. Hoje, no entanto, a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) fez questão de financiar garrafas de vinho para saudar o novo presidente do tribunal.

Ontem à noite, Lula abriu as portas do Palácio da Alvorada para ministros do STF em um jantar em homenagem a Ellen Gracie, que deixa a presidência do tribunal. Nos bastidores, comentou-se que o evento, inédito, era uma forma de fortalecer o nome da ministra para integrar a Corte Internacional de Justiça, na cidade holandesa de Haia. Ellen Gracie é cotada para a cadeira, mas ainda depende do aval do Itamaraty.

Mato-grossense de Diamantino, Gilmar formou-se em direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu o mestrado. Fez doutorado na Universidade de Münster, na Alemanha. Foi nomeado para uma das onze cadeiras do STF em 2002 pelo então presidente, Fernando Henrique. Antes disso, era advogado-geral da União. Cezar Peluso será o vice-presidente da Corte. Ele foi nomeado ministro do tribunal em 2003 pelo presidente Lula.