Título: Governo pede derrubada de projeto que muda aposentadoria
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 23/04/2008, O País, p. 5

BRASÍLIA. Na tentativa de derrubar na Câmara a proposta que estende o reajuste do salário mínimo a todas as faixas de aposentadorias pagas pelo INSS, o Ministério da Previdência vai distribuir aos parlamentares documento técnico mostrando que os benefícios têm tido ganhos reais (acima da inflação) ao longo dos anos e que a medida causaria um rombo insustentável aos cofres do sistema.

A nota técnica elaborada pela Secretaria de Previdência Social, e obtida pelo GLOBO, argumenta que os benefícios que têm valor maior que o chamado piso previdenciário (hoje em R$415) tiveram ganhos reais.

Em outra frente, os articuladores políticos do governo vão cobrar responsabilidade dos líderes partidários, argumentando que nenhum dos três polêmicos projetos aprovados recentemente no Senado - o que aumenta os recursos para a saúde, o que vincula o reajuste dos benefícios previdenciários ao salário mínimo e o que acaba com o fator previdenciário - pode ser aprovado pela Câmara sem que o Congresso aponte a fonte de financiamento das novas despesas.

Os projetos e a estratégia do governo foram discutidos na reunião de coordenação, ontem, no Palácio do Planalto, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou preocupação com a possibilidade de a Câmara confirmar essas votações. Depois de amanhã, o assunto voltará a ser discutido na reunião do conselho político - integrado por presidentes e líderes dos partidos aliados. A idéia é convencer os governistas a trabalharem para derrotar as duas propostas na Câmara.

COLABOROU Luiza Damé