Título: Jucá quer exclusão de áreas de reserva
Autor:
Fonte: O Globo, 23/04/2008, O País, p. 9
Líder do governo negocia solução para a Raposa Serra do Sol com o STF
BRASÍLIA. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), propôs ontem a exclusão da área da reserva Raposa Serra do Sol de pelo menos quatro áreas consideradas essenciais para o desenvolvimento econômico da região: o vale dos plantadores de arroz, o local das obras da hidrelétrica do Rio Cotingo, a Vila do Surumu e a estrutura turística do lago Caracaranã.
Embora seja o líder do governo, o senador disse que ainda não discutiu o assunto com o Ministério da Justiça, que defende a demarcação em área contínua. Ele está negociando a alternativa para a demarcação da reserva com ministros do Supremo Tribunal Federal e com o governador de Roraima, José de Anchieta:
- Eu defendo há dez anos uma solução de entendimento. Minha idéia é adotar um modelo intermediário, que excluiria da área demarcada quatro localidades estratégicas. O governador concorda com essa solução. Já conversei com o ministro Carlos Ayres Brito, e quero discutir o assunto com o novo presidente do Supremo, Gilmar Mendes.
O líder do governo admitiu que defendeu essa proposta na época em que o presidente Lula homologou a demarcação da reserva, mas sua idéia foi descartada pelo então ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Como o assunto saiu das mãos do governo para o STF, Jucá está confiante que conseguirá convencer os ministros a adotar esse modelo intermediário, que teria o apoio do ministro da Defesa, Nelson Jobim.
- Com o apoio do governador de Roraima, temos chances de construir uma saída para esse impasse - aposta Jucá.
Amanhã, a oposição deverá tentar aprovar na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado um requerimento convocando o comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, para uma sessão reservada.
Um grupo de indígenas brasileiros a favor da demarcação contínua de Raposa Serra do Sol relatará a atual situação da reserva na 6ª Sessão do Fórum Permanente da ONU para assuntos indígenas, que está ocorrendo nesses dias, em Nova York. Representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR) integram a delegação.
www.oglobo.com.br/pais