Título: Um estímulo ao uso da bicicleta
Autor: Barbosa, Givaldo
Fonte: O Globo, 24/04/2008, Rio, p. 17

Autoridades pedalam na Esplanada dos Ministérios

BRASÍLIA. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o secretário de Transportes do Estado do Rio, Júlio Lopes, pedalaram ontem pela Esplanada dos Ministérios. Em um percurso de menos de dois quilômetros, Fortes e Lopes deram uma volta pelo prédio do Ministério das Cidades e foram até o ministério vizinho. A cena foi criada para promover o projeto Rio - Estado da Bicicleta, que pretende estimular o uso de bicicletas como meio de transporte, e organizar o trânsito delas em cidades do interior do estado.

A assessoria do secretário estadual de Transportes informou que, além de promover o projeto, Júlio Lopes espera que o ministro das Cidades libere recursos destinados à construção de ciclovias nos municípios do interior do Estado do Rio e de bicicletários na Região Metropolitana.

- Esperamos sensibilizar o ministro Márcio Fortes, que, além de ser usuário de bicicleta, está preocupado em dar uma nova dimensão à forma de as pessoas se deslocarem dentro das cidades. Já temos R$600 mil garantidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para estudos e projetos, e, agora, precisamos de um aporte do governo federal para a construção das redes cicloviárias - destaca o secretário.

Márcio Fortes cumpriu a sua promessa e, juntamente com Lopes, fez o percurso de terno e gravata. A indumentária foi escolhida para incentivar o uso das bicicletas entre os executivos.

A malha cicloviária do município do Rio tem 140 quilômetros. Toda a orla da cidade, do Leme ao Pontal, é interligada por pistas destinadas a bicicletas.