Título: Pablo Milanés se diz feliz com abertura para o mundo
Autor: Vicent, Maurício
Fonte: O Globo, 19/04/2008, O Mundo, p. 30

Cantor afirma que povo estimulou mudança.

MADRI. Em turnê na Espanha, o cantor e músico cubano Pablo Milanés disse acreditar que as reformas adotadas por Raúl Castro serão benéficas ao país, já que tentam criar uma sociedade mais justa e aplicam mudanças que partem do desejo do povo, que continua confiando na revolução.

O cantor, que apresentou ontem o show ¿Mais além de tudo¿, com o pianista cubano Chucho Valdés, classificou de ¿eufemismo¿ os termos ¿abertura¿ ou ¿retificação¿ no país, e assegurou que tudo se deve à exigência da sociedade para mudar erros cometidos no passado.

¿ Há uma pressão social em nosso país que obriga o Estado a fazer mudanças, mudanças supremas que não vêm do Estado, e sim do desejo do povo, de um povo que eu creio que ainda confia no que foi a revolução, no que é e no que deixou de positivo de tudo o que se conseguiu no passado.

Pablo Milanés é fundador do movimento conhecido como Nova Trova, que surgiu após a revolução liderada por Fidel Castro em 1959, e que agregou outros cantores cubanos, como Silvio Rodríguez. Pablo ressaltou que ¿também houve muitíssimos erros que se veio cometendo historicamente e que, é claro, é preciso corrigi-los¿.

O cantor, que defende a revolução cubana, afirmou que se sente mais feliz agora sabendo que Cuba está se abrindo ao mundo e conseguindo ser uma sociedade mais equitativa e justa. Para ele, a cultura será também beneficiada:

¿ A cultura é uma das coisas mais fáceis em Cuba. Não faz falta dinheiro nem planejamento para que ocorra, porque essa tradição caminhou sozinha e se mantém.