Título: Abitrigo quer importar sem impostos
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 24/04/2008, Economia, p. 25

BUENOS AIRES, BRASÍLIA e RIO. A Argentina informou ontem que não tem data para reabrir as exportações de trigo, pois depende de um acordo com os produtores rurais do país. O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Luiz Martins, quer que o Brasil estenda a alíquota zero de importação de trigo - limitada hoje a um milhão de toneladas - a países de fora do Mercosul. Ele estima que o país terá de importar três milhões de toneladas até o fim do ano:

- Se o governo atender à nossa reivindicação, não haverá impacto na cesta básica.

O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, disse que não adianta o governo ampliar o limite: mesmo comprando o produto de outros mercados, como EUA e Canadá, sem imposto, as operações sairiam mais caras, por causa dos preços e do frete.

Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Claudio Zanão, os preços das massas devem continuar em alta até o fim do semestre, subindo mais 15% para o consumidor. Ele disse que, mesmo que a Argentina libere as exportações, será preciso recorrer a outros mercados.

- O governo Kirchner tinha prometido reabrir as exportações de trigo em 3 de março, já adiou cinco vezes e agora nos disse que é por tempo indeterminado - disse Martins.

O governo brasileiro informou que os dois países vão discutir o assunto na primeira quinzena de maio.

(*) Correspondente