Título: Segundo país mais pobre da América do Sul
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 19/04/2008, O Mundo, p. 31
Economia depende de agropecuária.
Enquanto os discursos dos candidatos à Presidência na reta final da campanha tinham como único tema acusações contra os adversários, a população do país esperava propostas para seu maior problema: a economia.
Dos 6,1 milhões de paraguaios, 42% vivem abaixo da linha de pobreza. O país tem uma renda per capita de pouco mais de US$4,5 mil que, somada a uma grande desigualdade social (57,8 no índice de Gini), faz o país só ser menos pobre do que a Bolívia na América do Sul. No ranking do IDH, no qual está em 95º lugar, o país está atrás de países como Cazaquistão, Belize e Fiji.
A economia do país depende da agropecuária. O país é o terceiro maior exportador de soja do mundo. Porém, até mesmo a alta dos preços do grão é motivo de tensão, uma vez que os ¿brasiguaios¿ são responsáveis por grande parte desta produção.
O desemprego é o maior problema. O governo estima o desemprego em 11,3% da força de trabalho, mas sindicatos indicam que este número está mais próximo de 16%. Além disso, a maior parte dos trabalhadores estão no setor informal. A corrupção endêmica também prejudica o crescimento do país.