Título: São Paulo tem forte suspeita
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 06/05/2009, Mundo, p. 19

São Paulo ¿ O governo de São Paulo confirma 12 casos suspeitos da doença, e a expectativa era que os kits de diagnóstico vindos de Atlanta, nos Estados Unidos, já estivessem disponíveis ontem para uso no Instituto Adolfo Lutz. Dos 12 casos suspeitos, sete estão com gripe forte, coriza, febre alta e passaram pelo México recentemente. Três deles têm os sintomas, mas estavam no Canadá ou nos Estados Unidos, e os dois restantes tiveram contato com mexicanos que passaram pelo Brasil. Do total, apenas sete estão internados em áreas isoladas do Hospital Emílio Ribas. Os demais estão em locais não divulgados. Em São Paulo, há oito centros de referência para o atendimento de suspeitos, totalizando 150 leitos.

O caso que mais chama a atenção em São Paulo, por preencher a todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é o de um jovem de 28 anos que esteve na Cidade do México entre os dias 12 e 26 de abril. Ele está internado no Hospital Emílio Ribas com tosse, dor muscular e na garganta e febre alta. Os resultados preliminares dos exames do paciente devem ficar prontos só na próxima semana. ¿Se o kit da Opas chegar na quarta (hoje), é possível saber se ele está contaminado até sexta-feira¿, disse o médico infectologista Guilherme Miglionzza.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, também esperava que os kits chegassem ontem. Há dois casos suspeitos no estado, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Outra instituição brasileira que deveria receber os kits ontem é o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Trata-se de um centro de referência em pesquisa de doenças tropicais e que vem pesquisando uma série de vacinas, inclusive contra a malária. Em toda a Região Norte, existem apenas três casos suspeitos de gripe suína. Dois no Tocantins e um em Rondônia.

O Instituto Butantan enviou ontem um ofício à OMS afirmando que seus pesquisadores vão tentar desenvolver uma vacina específica para ajudar na prevenção desse novo tipo de gripe. O ofício foi uma resposta à OMS, que havia perguntado na semana passada se a instituição poderia colaborar com no combate à doença. Os cientistas do Butantan fazem pesquisas de ponta para prevenir vários tipos de doenças.