Título: Uma carteira de clientes famosos
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 25/04/2008, O País, p. 3

Escritório tem 132 advogados

SÃO PAULO. Há um ano e meio, o advogado Ricardo Tosto fazia plantão na sede da PF de São Paulo. Tinha, naquela época, a missão de tentar tirar da carceragem da PF o ex-prefeito Paulo Maluf e seu filho, Flávio, presos sob a acusação de formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas por causa de denúncias de obras superfaturadas na gestão de Maluf como prefeito. Principal estrela do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, ele ainda defende interesses da Eucatex, empresa que faliu e também pertencia a Paulo Maluf.

Mas a família Maluf é somente um dos principais nomes da vasta carteira de clientes formada pelo advogado nos últimos 15 anos, quando fundou o escritório. Tosto também está à frente da batalha judicial entre o Banco Santos e seus credores. O dono do Banco Santos, Edemar Cid Ferreira, foi preso acusado de gestão fraudulenta, o que resultou num rombo de R$2 bilhões. Tosto representa o banco.

O seu escritório, que conta com 132 advogados, também assessora outras grandes empresas. E investiu na área de assessoria, tendo atuado em praticamente todos os leilões de linhas de geração de transmissão do setor elétrico. Tosto sempre criticou as operações da PF em que seus clientes são levados algemados para a PF, como aconteceu com ele ontem.

Em entrevista recente, Tosto se definiu como um bon vivant. É apaixonado por vinhos franceses e charutos cubanos. O seu escritório promove seminários de feng shui e numerologia para os funcionários. Recentemente divulgou seu mais recente livro: "O processo de Tiradentes", no qual denuncia abusos na execução do mártir da Inconfidência Mineira. (F.F.)