Título: MP inspeciona agências
Autor:
Fonte: O Globo, 25/04/2008, O País, p. 5

Aposentados esperam 140 dias

Procuradores da República constataram ontem, ao inspecionar agências do INSS no Estado do Rio, que os agendamentos para protocolar pedidos de aposentadoria são os que demoram mais. Em Irajá, por exemplo, é preciso aguardar cerca de 140 dias. Em compensação, serviços mais urgentes, como pensão por morte e perícia médica, são agendados, em geral, num prazo de dez dias.

O Ministério Público Federal fez inspeções em todo o país para verificar a qualidade dos serviços prestados. No Estado do Rio, foram visitados 19 postos do INSS. Uma das preocupações foi a qualidade do agendamento, feito por telefone, com uma fila virtual.

Segundo os procuradores, com o agendamento, o tempo de espera nas agências costuma não ser superior a três horas. Porém, quando o segurado marca o atendimento, o INSS não tem informado quais são os documentos necessários para obter os serviços.

O MPF também tem notícias de que peritos estão atendendo segurados muito rapidamente, não respeitando o tempo mínimo de consulta, de 20 minutos.