Título: A vitrine da Copa 2014
Autor: Suplicy, Marta
Fonte: O Globo, 25/04/2008, Opinião, p. 7

O turismo da "seleção canarinho" está diante de uma chance única de propaganda do país: a Copa de 2014. Dados da Fifa sobre a Copa de 2006 registram 26 bilhões de espectadores na audiência acumulada de 214 países. Esses números, que certamente serão maiores na África do Sul, em 2010, não deixam dúvidas sobre a importância da vitrine que é a Copa. Temos de ser Pelé, inigualáveis.

Planejamento e organização são essenciais à captação de recursos públicos e privados. Temos que diagnosticar como estamos em todos os setores e o que precisaremos estruturar até o início do campeonato. Já começamos esse trabalho. No final deste ano a Fundação Getúlio Vargas irá às cidades que serão definidas como sede de jogos para aprofundar o detalhamento das intervenções necessárias, levando em conta as exigências do evento, sempre com o olhar voltado às necessidades do turismo.

Para receber os visitantes com padrão de excelência temos que oferecer serviços impecáveis na sinalização turística, nos receptivos dos aeroportos e apoio em outros meios de transporte. Teremos, igualmente, necessidade de qualificar o atendimento dos bares, restaurantes e outros estabelecimentos. É preciso ultrapassar os limites das quatro linhas do gramado e estimular o turista torcedor a conhecer um roteiro integrado e inteligente, que lhe revele a nossa riqueza e diversidade.

Ainda não há como quantificar os recursos necessários. Mas precisamos levar em conta que qualquer esforço trará retorno. A Copa de 2006 exigiu da Alemanha 10 bilhões de euros. Em compensação, atraiu 3,5 milhões de turistas entre 2003 e 2006 e 21 milhões de visitantes durante a realização dos jogos. A indústria do turismo cresceu mais de 19%, com geração de 40 mil empregos. A África do Sul se prepara para a Copa de 2010: reservou 2 bilhões de dólares para investimentos em transporte público e infra-estrutura. O país espera arrecadar 1,6 bilhão de dólares com os 400 mil visitantes esperados, pretende vender 3 milhões de ingressos e criar 130 mil empregos.

Os investimentos são altos e exigem sintonia entre as esferas governamentais e não-governamentais. O Ministério do Turismo está reunindo um time de especialistas nacionais e estrangeiros que irão expor suas vivências na organização de grandes eventos esportivos. Estamos concentrados para que o setor chegue em 2014 com toda possibilidade de sagrar-se campeão na projeção ao mundo da imagem de um Brasil que tem inúmeras belezas, cada dia mais sendo descobertas e reveladas.

MARTA SUPLICY é ministra do Turismo.