Título: Moraes não está nem aí
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 08/05/2009, Política, p. 03

Mais descrédito na Câmara. O deputado que desdenha a opinião pública e não vê motivos para cassar o colega Edmar Moreira (sem partido-MG) está a um passo de ser jogado para escanteio. Um grupo de parlamentares do Conselho de Ética, insatisfeito com as declarações polêmicas e a falta de vontade do relator Sérgio Moraes (PTB-RS) em ir a fundo no processo contra Moreira, tenta afastá-lo da relatoria. A saída do petebista gaúcho deve ser confirmada na próxima semana após reunião da cúpula do Conselho.

A situação de Moraes é considerada insustentável no colegiado depois de ele demonstrar disposição em arquivar denúncia de quebra de decoro contra Moreira, mesmo antes de fazer qualquer investigação. O estopim contra o petebista foi aceso depois de ele fazer pouco caso da reação da opinião pública e da imprensa, segundo os integrantes do colegiado ouvidos pelo Correio.

Por ele não ter voltado atrás do comentário incomodou ainda mais os colegas. No plenário, ontem, o parlamentar gaúcho reafirmou que não age levando em conta o que pensa a sociedade. ¿Estou me lixando para o que escrevam em outros jornais do país¿, disse, repetindo as declarações do dia anterior: ¿Estou me lixando para a opinião pública. Até porque parte da opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, batem e a gente continua se reelegendo.¿

De acordo com o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), as declarações de Moraes colocam toda a Câmara em xeque. ¿É ruim para a Casa, para todos os deputados e para nós do Conselho. Mas essa manifestação é de um único deputado, não de todo o colegiado¿, tentou explicar o parlamentar baiano.

Para não desmoralizar tanto Moraes, a ideia dentro do Conselho de Ética é retirá-lo apenas da relatoria, mas mantê-lo na comissão de sindicância, formada por outros dois deputados, e apontada para investigar as denúncias contra Moreira. O novo relator deve ser um dos outros integrantes: Hugo Leal (PSC-RJ) ou Ruy Pauletti (PSDB-RS).

O deputado tucano limitou-se a defender a necessidade da sequência na investigação sobre as supostas irregularidades cometidas por Moreira. Hugo Leal voltou a dizer que Moraes não pode se precipitar sobre as conclusões do processo. ¿Não dá para fazer nada precipitado nem para um lado, nem para outro¿, afirmou o parlamentar do Rio de Janeiro. Edmar Moreira responde a processo no Conselho de Ética por injetar verba indenizatória nas próprias empresas de segurança privada e não provar a prestação.

-------------------------------------------------------------------------------- "Estou me lixando para a opinião pública. Vocês batem, batem e a gente continua se reelegendo"

Deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), relator da ação contra Moreira