Título: Presidente da funai diz que política indigenista no país é um sucesso
Autor: Lima, Maria ; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 27/04/2008, O País, p. 4

BRASÍLIA. O presidente da Fundação Nacional do Índio, (Funai), Márcio Meira, considera que a política indigenista do país é um sucesso. Ele também defende a atuação das organizações não-governamentais (ONGs) nas reservas.

¿ Com a sociedade civil de parceira, é possível compartilhar a gestão para melhor atender os povos indígenas ¿ disse Meira.

O presidente da Funai discorda da avaliação do comandante da Amazônia, general do Exército Augusto Heleno, que há duas semanas criticou abertamente a ação do governo nas aldeias da região. Meira sustenta que o grande mérito da política indigenista é manter os índios vivos e que falta de terras não é o problema. Confrontado com todos os problemas de sustentabilidade nessas áreas, da falta de saúde à questão da autonomia socioeconômica, o presidente da Funai afirma que tudo isso é um desafio para o futuro.

¿ Não reajo às declarações do general Heleno. Não vou fazer juízo de valor. Acho que é um sucesso a política indigenista brasileira.

Meira discorda que índios vivem no limite da indigência

Sobre a pobreza e as péssimas condições de vida dos índios em várias aldeias, o presidente da Funai argumenta que é preciso considerar as diferenças culturais relacionadas ao modo de vida próprio do indígena.

¿ Existem algumas situações de vulnerabilidade, como a reserva dos guaranis-caiuás, que é na beira da rodovia em Dourados. Mas não posso concordar que a maioria dos índios vive no limite da indigência. Eles vivem uma cultura diferente. Não podemos fazer juízo de valor tomando como parâmetro o que para nós pode parecer pobreza. Para eles não é. A partir de seus pressupostos culturais, vivem uma vida digna ¿ afirmou Márcio Meira.

Bases da política indigenista têm quase cem anos

As bases da política indigenista do governo, segundo o presidente do órgão, ainda têm como ponto central a política de estado lançada pelo Marechal Rondon em 1910, ou seja, há quase cem anos.

¿ O foco central é que os índios sejam protegidos e sobrevivam. O índio precisa viver. Então vem dado certo, na medida que o índio está sobrevivendo e a população indígena, crescendo substancialmente. Para isso, o mais importante é que sejam protegidos e suas terras, garantidas ¿ disse Márcio Meira.

www.oglobo.com.br/pais Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O País Tamanho: 417 palavras Edição: 1 Página: 4 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001