Título: Trem da alegria
Autor:
Fonte: O Globo, 26/04/2008, O Globo, p. 2

O Senado votou o fim do fator previdenciário e o reajuste das aposentadorias pelo salário mínimo. Isso não é nada perto do que pode ocorrer na Câmara. São intensas as pressões para que seja votada emenda constitucional que efetiva no Poder Executivo, no Judiciário e no Congresso funcionários estaduais que foram cedidos à esfera federal. O Ministério do Planejamento diz que o trem da alegria pode beneficiar 50 mil pessoas.

A construção da maioria

Está nas mãos do general Lino Oviedo, terceiro colocado nas eleições do Paraguai, dar maioria parlamentar ao presidente eleito, Fernando Lugo. A apuração da Câmara ainda não acabou. No Senado, a coligação de Lugo terá 18 senadores, e o partido de Oviedo, nove, de um total de 45. Para apoiar o novo governo, foi oferecido a Oviedo a presidência do Congresso e postos na administração. Lugo é de um pequeno partido de esquerda, o Tekojoja, que elegeu apenas um senador. Quem dará a linha política de seu governo será o Partido Liberal Radical Autêntico, com uma bancada de 15 senadores e de cerca de 30 deputados, em 80.

É um tiro no pé" - Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara, para quem a aliança com o DEM em São Paulo está na contramão da política nacional do partido

NA CORDA BAMBA. O Palácio do Planalto acompanha com atenção os desdobramentos dos movimentos do PMDB em São Paulo. O apoio à reeleição de Gilberto Kassab (DEM) pode gerar retaliação por parte dos petistas. Um ministro lembra que o presidente do partido, Michel Temer (SP), tem uma longa campanha à presidência da Câmara, em fevereiro do ano que vem. "Esse aí não pode errar nem recado", diz ele.

Chance

Candidato a prefeito do Rio, Fernando Gabeira (PV) trava uma queda-de-braço com a Justiça Eleitoral para derrubar restrições à propaganda pela internet. Ele apostava em campanha de arrecadação de pequenas doações por e-mail.

Os verdes e os biocombustíveis

O presidente Lula terá um novo palanque para defender o etanol, dizendo que ele não é responsável pela elevação dos preços mundiais dos alimentos. Na quarta, ao lado da ministra Marina Silva, ele abre a III Conferência Nacional de Meio Ambiente. O tema central será o aquecimento global. Uma das teses, que será aprovada, reivindica que comunidades de pescadores, seringueiros e pantaneiros sejam incorporadas aos programas de produção de biocombustíveis.

Bondades sem fim

O Congresso abriu de vez a torneira. Primeiro, o Senado vinculou o reajuste do salário mínimo aos benefício do INSS. Agora, deputados tentam estender para aposentados e pensionistas o piso salarial nacional do magistério, de R$950, que está para ser instituído. A polêmica atrasa a votação do projeto. "O governo vai acabar mandando uma medida provisória e o Congresso vai ficar desmoralizado", disse o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor da proposta original.

O PSDB estuda apresentar a proposta do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) como substitutivo à reforma tributária do governo. A principal diferença é a criação de apenas um Imposto Sobre o Valor Adicionado (IVA), que incorporaria o ICMS.

CONVIDADO de honra da posse de Gilmar Mendes na presidência do STF, Eduardo Jorge Caldas Pereira estava indignado com as críticas do presidente da OAB, Cezar Britto, às privatizações no governo FH.

O GOVERNADOR Sérgio Cabral vai, em breve, acessar em seu palm informações em tempo real sobre o andamento de obras e projetos estratégicos de seu governo.

Duas sentenças

Apesar da posição dos governistas, a área econômica do governo bateu o martelo: não aceita aprovar o projeto que reajusta as aposentadorias pelo salário mínimo. Mas vai trabalhar para viabilizar mais dinheiro para a saúde.