Título: Dalai quer conversa séria com china
Autor:
Fonte: O Globo, 27/04/2008, O Mundo, p. 38

NOVA DÉLHI. O líder espiritual e chefe do governo do Tibete no exílio, Dalai Lama, declarou ontem que considera bem-vinda, desde que seja ¿séria¿, a notícia de que a China está disposta a abrir um diálogo com representantes do Tibete. O Dalai Lama disse que esse tipo de contato pode ser extremamente útil, embora não tenha recebido detalhes sobre a oferta chinesa.

¿ Depende do tipo de conversas que teremos. Se forem conversas sérias, elas serão muito bem-vindas ¿ declarou o Dalai Lama, ao retornar à Índia depois de uma viagem aos Estados Unidos, ressalvando que considera insuficiente um ¿simples cara a cara¿.

¿ Devemos explorar as causas de todos os nossos problemas e encontrar uma solução mediante o diálogo.

Pressionada pela comunidade internacional, a China anunciou na sexta-feira a intenção de realizar um encontro com um representante do Dalai Lama, sem fornecer, porém, detalhes sobre o tema das conversas.

Apesar disso, a imprensa estatal chinesa voltou a atacar o líder do budismo tibetano. O ¿Diário do Povo¿, do Partido Comunista Chinês (PCC), acusou ontem o Dalai Lama de tentar derrubar o PCC e ¿subverter o sistema socialista¿. ¿O budismo tibetano é uma arma com a qual (ele) espera dividir a mãe pátria¿, afirmou.

O Dalai Lama vive exilado na Índia desde 1959, depois de um fracassado levante tibetano contra o regime chinês. Ele é considerado um traidor pela China e acusado de ter orquestrado os protestos que agitaram o Tibete em março.

Desde então, o Tibete virou um símbolo para as manifestações por direitos humanos contra a China que têm tumultuado o revezamento da tocha olímpica pelo mundo.

Cinco presos na passagem da tocha pelo Japão

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse ontem que o Ocidente precisa parar de intimidar a China sobre a questão dos direitos humanos.

¿Não se ganha nada na China levantando a voz¿, disse Rogge ao jornal britânico ¿Financial Times¿. ¿Esse é o grande erro das pessoas no Ocidente. Todos os especialistas chineses vão dizer que só uma coisa funciona: a discussão firme, mas respeitosa. Do contrário, os chineses vão se fechar.¿

Rogge acrescentou que o COI sempre acreditou que sediar as Olimpíadas em Pequim ¿abriria a China¿, e que isto ainda vai ocorrer.

¿ Acreditamos que os Jogos terão uma boa influência na evolução social da China.

Na passagem da tocha pela cidade japonesa de Nagano, ontem, estudantes chineses entraram em confronto com manifestantes pró-Tibete, apesar do forte esquema de policiamento, que envolveu mais de 3 mil agentes. Quatro pessoas ficaram feridas e cinco foram presas. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O Mundo Tamanho: 475 palavras Edição: 2 Página: 38 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os dire