Título: Césio: Goiás indenizará 199 vítimas
Autor: Souza, Isonilda
Fonte: O Globo, 26/04/2008, O País, p. 11

Grupo, que atuou no socorro e na descontaminação, terá pensão de R$480

GOIÂNIA. Com 20 anos de atraso, o governo de Goiás reconheceu ontem 199 vítimas do acidente radioativo com o Césio 137, ocorrido no Centro de Goiânia, em setembro de 1987. O governador Alcides Rodrigues assinou decreto, concedendo pensão vitalícia de R$480 às vítimas. O benefício era reivindicado desde 2002 por 860 pessoas que trabalharam diretamente ou indiretamente para o governo na época do acidente. O restante do grupo continua pleiteando o reconhecimento do estado.

Hoje, 397 pessoas recebem pensão em razão de seqüelas provocadas pelo acidente radioativo. O presidente da Associação das Vítimas do Césio, Odesson Alves Ferreira, informa que, do total de pedidos em análise, 415 são de servidores públicos estaduais e o restante de trabalhadores ou moradores das imediações ao local mais contaminado pelo césio.

- A partir de agora, muitos dos que ficaram com problemas físicos ou psicológicos terão condições financeiras para comprar medicamentos - comemorou.

O pedido de reconhecimento foi proposto pelo Ministério Público Estadual. O governo assinou um termo de ajuste de conduta (TAC) reconhecendo as vítimas. Com o decreto, policiais militares, bombeiros e agentes de saúde que trabalharam na descontaminação do local onde foi aberta a cápsula radioativa, na segurança e no socorro às vítimas terão direito ao benefício.

Sargento tem dores de cabeça e problemas gástricos

É o caso do sargento Geovane Alves dos Santos, que atuou na segurança dos locais contaminados pelo césio. O militar trabalhou meses na Rua 57, onde a cápsula foi desmontada, na Fundação Leide das Neves e no Depósito dos Rejeitos Radioativos, em Abadia de Goiás. Hoje, aos 42 anos, sente dores de cabeça diariamente e tem problemas gástricos devido ao contato com a radiação. A associação de vítimas quer que o estado contemple também as demais pessoas que sofrem doenças em conseqüência da exposição ao elemento radioativo.