Título: Mar ainda agitado volta a parar os catamarãs
Autor: Cássia, Cristiane de
Fonte: O Globo, 26/04/2008, Rio, p. 21

Serviço é interrompido às 9h e reiniciado às 16h30m, após melhora das condições de navegação na baía

Sem ondas tão altas quanto no dia anterior, mas ainda bastante agitado, o mar não estava para catamarã ontem, durante boa parte do dia. Até as 16h30m, apenas três embarcações tinham deixaram Charitas, em Niterói, em direção à Praça Quinze, todas no início da manhã. Antes das 9h, a Capitania dos Portos suspendeu novamente a travessia. O objetivo era evitar um novo acidente como o de anteontem, em que ondas de até três metros de altura, dentro da Baía de Guanabara, derrubaram a porta da proa do catamarã Zeus I, causando pânico e deixando 17 pessoas feridas. Após uma vistoria da Capitania, no entanto, foi constatada uma melhora nas condições do mar e, às 16h30m, o tráfego foi restabelecido na Baía.

Entre quinta-feira e a manhã de ontem, o transporte por catamarã ficou suspenso por quase 24 horas. Segundo o capitão dos Portos, comandante-de-mar-e-guerra Wilson de Lima Filho, as condições náuticas tinham melhorado, e a altura das ondas na Baía de Guanabara era em torno de um metro. No fim da manhã, teria havido uma nova piora nas condições do mar.

Ônibus Itaipu-Charitas seguem para o Castelo

Normalmente, o primeiro catamarã deixa Charitas às 6h50m. Mas ontem, devido à vistoria feita antes pela Capitania dos Portos, a primeira embarcação saiu às 7h30m. Entre os passageiros, havia muitos comentários sobre o acidente. Outros dois catamarãs saíram de Charitas com menos passageiros do que o normal. Não havia a tradicional fila na estação, principalmente porque os ônibus que fazem a integração entre Itaipu e Charitas, transportando a maioria dos passageiros que utilizam os catamarãs, ontem seguiam diretamente até o Castelo, no Rio.

O tráfego foi novamente suspenso às 8h45m. Segundo a concessionária Barcas S/A, o capitão de um catamarã que saiu às 8h em direção ao Rio sentiu que os ventos estavam mais fortes e alertou a Capitania dos Portos. Eram as condições do mar mudando. Em seguida, foi emitido um alerta da Capitania de que ondas de cerca de dois metros poderiam atingir a Baía de Guanabara novamente entre 9h e 12h, o que levou à suspensão do serviço.

O último catamarã que seguiu da Praça Quinze para Charitas às 8h40m foi escoltado por uma lancha da Capitania. Durante o resto da manhã, a previsão de ondas muito altas não se confirmou, mas o mar estava bastante agitado.

O acidente de quinta-feira e as denúncias feitas por passageiros, como a dificuldade de acesso aos coletes salva-vidas, estão sendo investigados pela Capitania dos Portos. Peritos da Marinha estiveram ontem no estaleiro da Barcas S/A, em Niterói, onde o catamarã Zeus I está sendo recuperado. Eles também vão ouvir testemunhas e o inquérito deve ser concluído no prazo de 90 dias.

Em outras partes da orla de Niterói e da Zona Sul do Rio era possível ontem ver resquícios do mar agitado de quinta-feira. Na Praia das Flechas, em Niterói, onde o mar chegou a invadir os prédios, garis retiravam a areia que ficou na pista e na calçada. Em Copacabana, operários que trabalhavam na construção de um quiosque próximo ao Posto Cinco tiveram um dia só de faxina. As ondas quebraram parte do tapume, levando areia e água para o canteiro de obras.

COLABOROU Tulio Brandão