Título: Grávida, linda e poderosa
Autor: Marinho, Antônio
Fonte: O Globo, 27/04/2008, Ciência, p. 39
Some 3kg do bebê, 2kg de retenção hídrica, aumento de órgãos, e 5% do peso inicial, uma grávida que começou com 60kg chegará ao final das 40 semanas como pelo menos 8kg a mais. Esses quilos extras são parte do processo natural de gestação. Porém, muito mais do que isso é prejudicial, porque aumenta a pressão arterial e causa outros problemas de saúde. Porém, com acompanhamento médico, controle nutricional e orientação de profissional de educação física, a gestante se mantém em forma, reduz o estresse e se livra das dores musculares e do cansaço. E não precisará passar boa parte do nove meses se arrastando, como se fosse dar à luz a qualquer momento.
A modelo Juliana Galvão, de 28 anos, é um bom exemplo de que é possível continuar linda e em forma na gestação. Casada há um ano meio com Bernardo e grávida de seis meses de Betina, ela sempre praticou atividade física. Na gestação só suspendeu a ginástica nos três primeiros meses. Depois voltou às aulas de pilates, três vezes por semana, abrindo mão da corrida e da musculação. Quando sobra um tempinho, caminha na orla.
¿ Na gravidez a respiração é naturalmente alterada, mas não sinto tanto cansaço ¿ conta.
Logo no início da gravidez, Juliana sentia fome incontrolável, apesar da dieta saudável, com frutas e legumes, carnes variadas e pães integrais. A nutricionista recomendou fazer refeições em intervalos menores. E seu obstetra receitou ácido fólico, importante para evitar má formação do tubo neural do bebê, logo que a modelo pensou em engravidar, além de um suplemento.
Como não enjoou muito nos primeiros meses, Juliana ganhou peso desde o início. Na última consulta já havia engordado 8kg, o que está dentro do esperado. E não está muito preocupada com isso, mas sim em comer corretamente.
Ela acredita que com força de vontade é possível voltar a ter um corpo bonito depois da gravidez:
¿ É preciso determinação para seguir dieta e exercícios, mesmo com tantos cuidados com o bebê, que podem trazer cansaço e sono. Eles são os piores inimigos de quem quer recuperar o corpo de antes, além da preguiça.
Exercícios depois de três meses
A apresentadora e atriz Fernanda Lima, de 30 anos, que no último dia 18, deu à luz gêmeos (seus filhos com ator Rodrigo Hilbert), é outro bom exemplo de que gravidez combina com boa forma. Adepta de ioga ¿ chegou a lançar o DVD ¿Yoga¿ (Som Livre), com Cristóvão de Oliveira ¿, ela só se exercitou do terceiro ao sétimo mês, para não colocar em risco a saúde dos bebês. Foi o período em que se sentiu segura e com energia para praticar ioga, natação e exercícios de respiração.
¿ Isto me ajudou bastante para segurar a onda, sem dores nas costas, nem inchaços ou dificuldade de respiração ¿ conta.
Fernanda optou por uma dieta rica em proteínas, carboidratos e ferro. Só resistiu aos doces. Quando cometia excessos, compensava com bastante suco, frutas e saladas. Ela acha que muitas mulheres têm dificuldade de recuperar a forma após o parto porque já engravidam acima do peso, e acabam ganhando mais ainda. E a ansiedade da espera de nove meses leva a comer mais:
¿ A grávida não deve comer por dois ou por três, como seria o meu caso. Mas sim por um, por ela mesma. Deve fazer dieta rica em nutrientes necessários, sem gorduras saturadas e doces. A boa genética colabora, porém, a cabeça equilibrada ajuda mais ainda. Afinal, a gravidez não pode levar a culpa pelos quilos em excesso, pele ruim ou celulite. É mais do que possível passar por uma gravidez de forma saudável.
Viviane Figueiredo, 32 anos, advogada está grávida de sete meses do primeiro filho. Antes praticou dança, corrida e musculação. E continua malhando, com orientação de profissional de educação física:
¿ Vou pelo menos três vezes por semana à academia para fazer musculação e caminhada em esteira.
O obstetra Sergio Miranda, do curso de gestantes na Casa de Saúde São José, afirma que é possível se manter em forma durante e depois da gravidez. Isso dependerá de como a mulher começa a gravidez (abaixo, na média, ou acima do peso), do tipo de alimentação, do estilo de vida. Na gravidez, o estômago é pressionado e a digestão é prejudicada; demora até 12 horas:
¿ É melhor comer em pequenas porções várias vezes. Exercício só a partir do terceiro mês. O ideal é associar mais de uma atividade, inclusive exercícios posturais.
Eduardo Netto, diretor-técnico da academia A! BodyTech, diz que há poucas contra-indicações de exercícios. As principais são sangramento e hipertensão. E ensina que se deve evitar esforço até exaustão e atividades de risco de lesão abdominal.
¿ Treinar em intensidade leve a moderada melhora a capacidade cardiovascular, a força e a flexibilidade, além do bem-estar ¿ diz.
A nutricionista Jocelem Mastrodi Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Nutricionais, explica que a gestante deve ter um aumento de calorias, proteínas e de algumas vitaminas e minerais, como o cálcio, ferro e ácido fólico.
www.oglobo.com.br/vivermelhor/mulher Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: Ciência Tamanho: 926 palavras Edição: 1 Página: 39 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno
© 2001 Todos os direitos re