Título: O candidato ideal
Autor:
Fonte: O Globo, 29/04/2008, O Globo, p. 2

Enquanto a oposição teme por um terceiro mandato, o presidente Lula se dedica a encontrar um candidato para disputar 2010 e que prepare sua volta ao poder em 2014. Afirma um ministro que, se Lula quisesse continuar no poder, não estaria testando Dilma Rousseff. Aliás, os serristas também torcem por ela, por causa de seu estilo contido e seu perfil técnico. A candidata ideal de Lula também é a adversária ideal para José Serra.

O pecado de uns e de outros

O líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), acha natural o ex-ministro Paulo Renato ter bancado hospedagem para a mulher com dinheiro público. "Qual é o problema?", questiona ele, alegando que o valor da diária seria o mesmo para o casal. E, apesar de a oposição ter feito um escarcéu com a tapioca de R$8,50 do ministro Orlando Silva (Esporte), Aníbal minimiza o uso dos cofres públicos pelo ex-ministro Raul Jungmann para pagar uma massagem de R$60. "É pouco dinheiro", disse ele. Os tucanos fazem reunião hoje para ver que rumo dão à CPI do Cartão Corporativo, antes que se enrolem nas próprias pernas.

É melhor ouvir o grito "Fica Lula" do que o de "Fora Lula"" - Gilberto Carvalho, Chefe de Gabinete da Presidência, ao negar que Lula queira um terceiro mandato

APOIO MILITANTE. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) agradece a manifestação de cerca de dois mil delegados da Conferência Nacional da Juventude. Ontem, em Brasília, quando foi anunciada sua presença, o plenário em coro gritou: "Marina presidente!". Não foi a primeira vez. Em agosto, ocorreu o mesmo na Conferência Nacional das Mulheres. Pelo visto, essas conferências não refletem o pluralismo político do país.

Sufoco

O PTB paulista apresentou a fatura para o tucano Geraldo Alckmin. Ele faz uma coligação com o PSDB se o presidente regional do partido, Campos Machado, for o candidato a vice. Se a proposta não for aceita, o PTB lançará candidato.

O que move a OAB

Governadores e prefeitos encontraram um adversário inusitado na mudança de regras para o pagamento de precatórios: a OAB. O presidente da Ordem, Cezar Britto, criticou a medida na posse de Gilmar Mendes no STF. A proposta prevê que 60% dessas dívidas judiciais serão leiloadas. Vai ganhar quem oferecer o maior deságio. Um líder partidário explica: escritórios de advocacia compraram precatórios e vão perder dinheiro.

"Já estou com o pé nessa estrada"

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai viajar por cerca de 10 países nos próximos 20 dias. Sua missão é debater e convencer os vizinhos a implementarem o Conselho de Defesa da América do Sul. O presidente Lula quer anunciar a criação do conselho durante a reunião que vai criar a Unasul (União das Nações Sul-Americanas), no dia 23 de maio, no Rio de Janeiro. A proposta foi aceita por Argentina e Venezuela. Há expectativa quanto à posição do Chile e da Colômbia.

O SECRETÁRIO de Desenvolvimento Social da Bahia, Valmir Assunção, na reunião do PT baiano: "O PT não pode se submeter às chantagens do Geddel". Crise!

O GOVERNADOR Sérgio Cabral convidou o candidato do PT à prefeitura do Rio, Alessandro Molon, para acompanhá-lo hoje a Brasília, onde receberá a Ordem do Rio Branco.

ESTÁ NO BLOG do DEM: "Lula, o presidengue do Brasil". O humor do DEM é federal, não faz troça com o prefeito do Rio, Cesar Maia.

Roupa nova

O ministro José Múcio se reúne amanhã com os nove governadores da Amazônia Legal. Vai acertar o relançamento do Plano Amazônia Sustentável. Para justificar a festa, o governo diz que agora será lançada a renovação do plano. Ah, bom!