Título: Comissão de Ética cobra explicações de Dilma
Autor: Damé, Luiza; Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 29/04/2008, O País, p. 9

Em Washington, ministra se irrita com perguntas sobre dossiê e diz que não trataria do assunto durante viagem

BRASÍLIA e WASHINGTON. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, terá dez dias para prestar esclarecimentos à Comissão de Ética Pública sobre a montagem do dossiê contra o governo Fernando Henrique Cardoso. A comissão analisou ontem o ofício dos líderes do PSDB e do DEM no Senado, Arthur Virgílio (AM) e José Agripino Maia (RN), que pediram a avaliação da conduta da ministra na "elaboração do dossiê destinado a constranger o ex-presidente e a ex-primeira-dama Ruth Cardoso e a intimidar a oposição". O pedido de explicações deve ser enviado hoje à Casa Civil.

O presidente da Comissão de Ética, Sepúlveda Pertence, disse que os conselheiros não analisaram os fatos denunciados pelos senadores, mas apenas se era o caso de pedido de esclarecimentos. Segundo ele, a comissão não fez uma análise prévia.

- Se fere ou não fere (o Código de Ética da Alta Administração), não se examinou. Não fizemos juízo de veracidade - afirmou Sepúlveda.

Na denúncia, os líderes da oposição dizem que o dossiê foi montado com base em dados levantados por subordinados diretos da ministra e ninguém foi punido, nem pela elaboração nem pelo vazamento dos gastos. Eles dizem ainda que Dilma manifestou "desapreço e desprezo" ao Legislativo ao afirmar que não iria à CPI do Cartão Corporativo por "ter mais o que fazer".

Para os senadores da oposição, nos dois casos, "o comportamento da ministra não guarda compatibilidade com a conduta ética que deve ser observada por alguém investido em tão alto cargo da República".

Em Washington - onde participou de uma comitiva de ministros e empresários que discutiu tributação com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush -, Dilma se irritou quando um repórter lhe perguntou se o governo já tinha sido informado pela Polícia Federal sobre a identidade dos autores do dossiê.

- Acho que vocês devem perguntar isso para a Polícia Federal, porque o governo não tem conhecimento disso. Agora, se essa é a discussão, acho que não tem cabimento eu estar aqui e responder a questões sobre o Brasil. Quem sabe vocês não deixam as perguntas sobre o Brasil para os jornalistas lá, amanhã (hoje), na hora que eu chegar - disse ela, em entrevista após o encontro na Câmara de Comércio dos EUA.

Gregolin, ministro da Pesca, também foi acionado

A Comissão de Ética também decidiu pedir explicações ao ministro da Pesca, Altemir Gregolin. Na CPI do Cartão Corporativo, o deputado Vic Pires (DEM-PA) acusou Gregolin de ter feito campanha eleitoral para o presidente Lula em 2006, durante compromisso oficial no Pará. No evento, foram entregues carteiras de trabalho a pescadores. A viagem foi paga pelo ministério e o ministro fez discurso político-eleitoral, segundo a acusação. Ele também tem dez dias para se explicar.

A comissão arquivou o processo aberto contra o ministro das Comunicações, Hélio Costa, sobre a venda da Rádio Sucesso FM a seu chefe de gabinete, José Artur Filardi Leite. Mas recomendou que o ministro se considere impedido para tomar decisões sobre a emissora.