Título: Santo Antônio perde subsídio de vereador
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 29/04/2008, O País, p. 10
Parlamentares da Câmara de Igarassu agora vão dar contribuição do próprio bolso
RECIFE. Por pressão do Ministério Público, a Câmara Municipal de Igarassu, em Pernambuco, suspendeu o pagamento mensal de um salário mínimo a Santo Antônio. Considerado vereador da Casa desde os tempos do Império, o santo recebia uma remuneração perpétua. A verba era repassada a um convento construído em sua homenagem no município. Os vereadores revogaram uma lei de 1994. Antes dela, outra legislação, de 1951, conferia a Santo Antônio um benefício anual.
A recomendação para que o soldo do santo fosse suspensa partiu da promotora Maria Lizandra de Carvalho, que justificou não ver amparo legal na remuneração do santo.
O presidente da Câmara, Waldemir Nunes de Souza, o Maguila (DEM), que era contra a cassação do subsídio de Santo Antônio, informou ontem que os vereadores decidiram se cotizar para manter a tradição. Em vez de ter o subsídio pago pelo Poder Legislativo, o patrono agora receberá o valor mensal custeado pelos próprios vereadores. Cada um dará uma contribuição mensal de R$41,50.
¿ Nós não quisemos nos indispor com o Ministério Público e resolvemos a questão entre nós. Revogamos a lei que dava o salário mínimo mensal, mas não podemos revogar uma tradição de mais de 300 anos, porque o Santo Antônio vereador não foi criação nossa, mas do rei de Portugal, em 1734 ¿ justificou.
Maguila alegou ainda que o dinheiro sustenta uma instituição religiosa que atende 200 crianças carentes. Segundo ele, além da contribuição mensal ao santo, os vereadores vão fazer uma campanha para aumentar o número de doações para a entidade filantrópica.
Maguila afirmou que Igarassu tem tanta relação com os santos que a Câmara é até dona de uma igreja.
¿ O valor repassado ao convento via Santo Antônio é simbólico, não comprometia o funcionamento da Câmara e tem a ver com a nossa tradição e a nossa história. Aqui tudo tem ligação com os santos. A Câmara, por exemplo, é proprietária da Igreja de São Sebastião ¿ argumentou ele.