Título: Preço das commodities preocupa
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 29/04/2008, Economia, p. 21

Pesquisa da CNI revela os maiores temores dos empresários

BRASÍLIA e NOVA YORK. O aumento dos preços das matérias-primas se tornou a terceira maior preocupação dos empresários brasileiros, segundo pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O documento "Sondagem Industrial", relativo ao primeiro trimestre de 2008, mostra que, na preocupação do empresariado, a elevação dos custos das empresas só perde para a carga tributária e para a competição acirrada com produtos importados.

Segundo o gerente da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, essa situação reflete a elevação dos preços internacionais das commodities e pode pressionar a inflação.

Das grandes empresas ouvidas pela CNI, 34% apontaram o aumento do custo das matérias-primas como principal problema da indústria. Esse percentual era de 25% na pesquisa anterior. Foram ouvidas 1.490 empresas: 207 grandes, 437 médias e 846 pequenas.

Em Nova York, empresários e representantes de China, Índia, Rússia e Brasil debatem até amanhã os obstáculos para o crescimento de suas multinacionais no exterior. No evento de ontem, executivos brasileiros reclamaram da ausência do governo federal na coordenação desse processo. O principal problema apontado por eles é a concorrência com os investimentos chineses, que recebem muitos incentivos de Pequim.

(*) O repórter viajou a Nova York a convite da Fundação Dom Cabral