Título: Obama rompe com seu pastor
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 30/04/2008, O Mundo, p. 31
Senador se distancia de Jeremiah Wright e diz estar revoltado com suas polêmicas declarações
Depois de três dias seguidos de polêmicas entrevistas de seu ex-pastor Jeremiah Wright, Barack Obama fez ontem o mais amplo ataque ao homem que é considerado o mentor espiritual do senador democrata. Dizendo que as palavras do pastor foram revoltantes, destrutivas e que davam ¿conforto àqueles que pregam o ódio¿, o pré-candidato à Presidência denunciou o homem que o guiou por mais de 20 anos, acusando-o de ter montado um espetáculo e de ter ¿feito uma caricatura de si mesmo¿.
¿ Investi toda a minha vida adulta na tentativa de construir uma ponte entre os diferentes tipos de pessoas. Isso está no meu DNA, a tentativa de promover a compreensão mútua. Insistir que todos nós compartilhamos esperanças e sonhos comuns enquanto americanos e seres humanos. É isso que sou, o que acredito ¿ disse Obama, filho de uma branca e um negro, para, em seguida, disparar contra Wright. ¿ Ontem (anteontem), vimos uma visão muito diferente dos EUA. Estou indignado pelos comentários que foram feitos e entristecido pelo espetáculo que vimos ontem.
Wright foi o líder da Trinity United Church, de Chicago, casou Obama e batizou suas duas filhas. Trechos de discursos controversos do pastor, que se aposentou este ano, começaram a aparecer em vídeos na internet e em spots de campanha na TV, afetando a campanha o senador.
Crise na campanha pode ter influído
Depois de semanas sem fazer aparições públicas, o pastor deu três entrevistas nos últimos dias. Em vez de negar o radicalismo dos discursos ¿ apesar de ter afirmado que a ¿grande mídia¿ tirou as frases de seu contexto ¿, repetiu várias das acusações. Segundo ele, quem está sendo atacado não é ele, mas a ¿igreja negra¿ dos EUA, que tem uma tradição de resistência à discriminação no país.
Obama demonstrou profundo repúdio às últimas declarações de Wright.
¿ A pessoa que vi ontem (anteontem) não era a pessoa que conheci há 20 anos. Seus comentários não foram só divisivos e destrutivos, mas acredito que eles acabam dando conforto àqueles que pregam o ódio. E acredito que eles não retratam de forma correta a perspectiva da igreja negra ¿ disse Obama. ¿ Eles, certamente, não retratam meus valores e crenças.
Apesar de o senador continuar liderando a corrida pela indicação do Partido Democrata à Casa Branca ¿ ele tem mais delegados do que sua adversária, a senadora Hillary Clinton ¿, Obama passa por uma crise na campanha. Depois de perder as primárias em três grandes estados de forma consecutiva (Ohio, Texas e Pensilvânia), ele vem enfrentando dificuldade para conquistar eleitores brancos na classe trabalhadora e entre católicos. E o affair Wright é apontado como um dos motivos para este fenômeno.
Pré-candidato rebate afirmações
Obama fez questão de mencionar algumas das mais polêmicas declarações de Wright nos últimos dias: a de que o governo americano espalhou o vírus HIV entre negros para matá-los e que também foi o responsável pelo 11 de Setembro por ter ¿feito terrorismo¿ no exterior.
Obama citou sua primeira resposta aos vídeos de Wright, dada mês passado num discurso considerado histórico em que ele disse entender as razões da raiva dos negros, defendendo uma solução que não ignorasse tais ¿problemas reais¿, mas sem realimentar o ódio.
¿ Dei a ele o benefício da dúvida no meu discurso na Filadélfia, explicando que ele fez um grande bem na igreja. Mas quando ele declara e amplifica coisas ridículas como que o governo dos EUA tem algo a ver com a Aids; quando sugere que (o líder radical islâmico) Farrakhan de alguma forma representa uma das grandes vozes dos séculos XX e XXI; quando ele iguala os esforços dos EUA em tempos de guerra com o terrorismo, aí não há desculpas. Isso me ofende. Isso ofende todos os americanos. E deve ser denunciado, e é o que estou fazendo aqui hoje.
Obama deixou claro que uma das afirmações de Wright que mais o ofenderam foi quando seu ex-pastor afirmou que o candidato estava falando determinadas coisas apenas porque aquilo é o que um político deve falar. O senador reagiu:
¿ Se o pastor Wright acredita que é jogo político, como ele disse, então ele não me conhece muito bem. E, baseado em suas declarações, eu também posso não conhecê-lo tão bem quanto pensava.