Título: Chanceler diz na OEA que diálogo falhou
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 03/05/2008, O Mundo, p. 35
WASHINGTON. O chanceler boliviano David Choquehuanca disse ontem numa reunião extraordinária do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) que "o diálogo com Santa Cruz não foi exitoso" e pediu que organismo "seja veemente" ao condenar o referendo sobre a autonomia do departamento, marcado para amanhã.
- Exorto a OEA a condenar de forma contundente este referendo, que é anticonstitucional, incompatível com o sistema interamericano e com a Carta Democrática interamericana, e só tem como objetivo dividir o país. Infelizmente, todas as tentativas de diálogo com as lideranças de Santa Cruz não foram bem sucedidas - disse o chanceler.
Na reunião, o secretário-geral da OEA, Dante Caputo, apresentou seu último informe sobre a situação na Bolívia. Segundo diplomatas da organização, Caputo apresentou um relato das conversações que teve com o governo de La Paz, mas também relatou o fracasso da tentativa de se encontrar com lideranças do departamento de Santa Cruz, que alegaram problemas de agenda para recebê-lo.
- Temo que o referendo gere uma onda de violência que torne ainda mais dramática a situação humanitária - disse Caputo antes da reunião.