Título: Gêmeos continuam internados
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 08/05/2009, Mundo, p. 20

Nota divulgada no fim da tarde de ontem pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES) ainda não havia confirmado o primeiro caso de gripe A (H1N1) no estado. No texto, a secretaria informou que os dois gêmeos de um 1 ano que retornaram do Texas, nos Estados Unidos, no último domingo, com sintomas da gripe, deixaram de ser monitorados e passaram a ser tratados como casos suspeitos. Os dois estão internados na ala isolada do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Internação Acompanhados dos pais, eles chegaram ao país pelo Rio de Janeiro e, três dias depois de desembarcarem, começaram a apresentar sintomas como tosse e coriza. Uma equipe de atendimento domiciliar da SES esteve na casa da família para colher material e realizar exames. Dois dias depois, a equipe do hospital e da secretaria optaram por interná-lo, porque os sintomas persistiram. Boletim médico divulgado ontem pela unidade de saúde informou que as crianças continuam com febre e sintomas respiratórios leves. O quadro de saúde é estável.

A nota da SES informa que, além dos dois bebês, Minas possui um caso suspeito, referente a um homem, de 26 anos, que chegou de Miami na quarta-feira. Ele apresenta febre, tosse, coriza e dor no corpo, mas é monitorado em casa. Técnicos da secretaria colheram material para exame. Além dos três casos suspeitos, outros três são monitorados no estado. Como os pacientes não apresentam mais os sintomas, são acompanhados em suas residências.

--------------------------------------------------------------------------------