Título: Os infectados
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 08/05/2009, Mundo, p. 20

Todos os quatro brasileiros trouxeram a doença do exterior. Apenas um paciente, do Rio de Janeiro, continua internado. Todos, segundo o Ministério da Saúde, passam bem

Caso 1

Paciente de São Paulo que esteve no México de 17 a 22 de abril. Começou a manifestar os sintomas em 24 de abril. Ficou internado entre 29 de abril e 4 de maio. Como o maior período de transmissibilidade do vírus é de dez dias, este paciente não corre risco de infectar outras pessoas. Ele passa bem.

Caso 2

Oriundo de Minas Gerais, esteve no México de 22 a 27 de abril. Começou a manifestar os sintomas em 26 de abril, ainda em terras mexicanas. Foi internado no mesmo dia em que chegou ao Brasil. Recebeu alta dia 29 de abril porque só apresentava febre relatada, sem aferição por termômetro. Permaneceu em isolamento domiciliar até 6 de maio. Assim como no primeiro caso, ele não corre risco de infectar outras pessoas e passa bem.

Caso 3

Paciente de São Paulo que esteve na Flórida, Estados Unidos. Chegou ao Brasil em 28 de abril. Começou a manifestar os sintomas no dia 29. Não foi internado porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), naquela data a Flórida não era considerada área afetada pela doença nos EUA. Isso só ocorreu em 2 de maio. O paciente foi mantido em isolamento domiciliar e passa bem. Nenhum dos familiares manifestou sintomas da nova gripe.

Caso 4

Morador do Rio de Janeiro, retornou do México em 3 de maio. Começou a manifestar os sintomas dia 2 de maio, ainda no México. Está internado desde 5 de maio e passa bem.