Título: Mais três confirmações à vista
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 08/05/2009, Mundo, p. 20

Com o teste rápido para o vírus disponível, São Paulo deve ratificar o diagnóstico em outros pacientes

O governo de São Paulo deve confirmar nos próximos dias pelo menos mais três casos de gripe suína, informou ontem o infectologista David Uip, diretor do Hospital Emílio Ribas, onde há dois pacientes com a doença e sete sob suspeita. Uip disse também que os infectados estão curados e não apresentam qualquer sintoma da gripe que vem se alastrando pelo mundo.

O infectologista não vê motivos para pânico na população e reiterou que já era esperada a confirmação desses dois casos em São Paulo, além de outros que devem ser anunciados nos próximos dias. Ele não soube dizer se o vírus vai se espalhar pelo país.

Os dois pacientes que estão com o vírus da gripe suína já tiveram alta e estão em casa, informou uma nota da Secretaria de Saúde de São Paulo. Um deles tem 24 anos, ficou internado durante 10 dias no hospital e foi medicado somente com antiviral. O segundo caso, um homem de 48 anos, ficou em observação por cinco dias. Ambos tiveram foram febre alta, tosse, dor de garganta, dores musculares e nas articulações. Uma equipe de infectologistas do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Emílio Ribas está monitorando todas as pessoas que tiveram contato com os dois infectados.

No Rio de Janeiro, o paciente que teve a doença confirmada se encontra internado em um quarto isolado do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na Zona Norte. A direção decidiu isolar um andar inteiro para facilitar os trabalhos dos médicos e enfermeiros acompanham o quadro clínico do doente. Todos os profissionais de saúde que entram no quatro usam roupas especiais descartáveis e máscaras, para evitar contaminação.

Segundo o diretor do HUCFF, Alexandre Cardoso, o paciente procurou o hospital dizendo que tinha os sintomas da nova gripe. Foi submetido a exames imediatamente, já apresentava o quadro completo de um caso suspeito. Ele ainda está com febre alta, tosse, coriza e dores nas articulações. Todas as pessoas que tiveram contato com ele paciente também estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica fluminense.

Cardoso acredita que nos próximos dias mais um paciente terá a confirmação da gripe suína no Rio de Janeiro ¿ ele também está internado no HUCFF. Falta apenas o resultado de um exame para confirmar a suspeita. ¿Esse segundo paciente está bem. Mesmo que ele tenha a nova gripe, a fase mais crítica, que são as primeiras 72 horas, já passou e não houve maiores gravidades¿, ressaltou Cardoso.

Teste Ontem, chegaram ao Rio e a São Paulo os kits enviados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que permitem o diagnóstico rápido da gripe suína. O equipamento está no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. Os exames vão confirmar ou descartar os casos suspeitos identificados nos dois estados.

Em São Paulo, os primeiros a usarem os kits foram os sete pacientes suspeitos de ter a doença. Eles foram submetidos ao exame ontem à tarde. Os kits contêm reagentes com sequenciamento genético do vírus da nova gripe. É o meio mais eficaz e rápido de confirmar ou descartar o diagnóstico. O resultado sai em no máximo três dias.