Título: Tira-dúvidas
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 08/05/2009, Mundo, p. 20

É recomendável que moradores do DF e proximidades usem máscara para evitar a contaminação?

A máscara é indicada para pessoas que estiveram ou estão em áreas onde há casos da gripe A (H1N1). Ou seja, o Distrito Federal não está incluído. No Distrito Federal, assim como no resto do país, as autoridades asseguram que não há razão para pânico. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Disney Antezana, o DF vai aguardar as próximas orientações do Ministério da Saúde para a prevenção à doença. Ela, no entanto, ressaltou que, neste momento, não é preciso sair às ruas de máscaras ou evitar locais com aglomeração de pessoas.

Quais são os sintomas da gripe A (H1N1)?

Febre alta repentina (superior a 38°), tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações, sensação de frio, cansaço, diarreia e vômitos. No entanto, podem também surgir desde infecções assintomáticas até pneumonias severas.

Que medidas podem ser tomadas contra a doença?

Para quem está em áreas de risco ¿ o que não é o caso do DF ¿, se deve usar máscara, evitar contato direto com doentes, aglomeração de pessoas e compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Também é necessário lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Deve-se evitar, ainda, tocar os olhos, nariz e boca, e só usar remédios sob orientação médica para conter a gripe. Caso a pessoa tenha retornado de alguma área afetada nos últimos dias e apresente os sintomas da doença, precisa procurar assistência médica imediata.

Posso contrair a doença ao comer carne de porco?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, não há confirmação de que o consumo de carne suína cause a doença. No entanto, a OMS tampouco tem como confirmar o contrário. Portanto, na quarta-feira a organização recomendou que não seja consumida a carne de porcos encontrados mortos ou suspeitos de conter a doença (que tenham os sintomas da gripe A). Caso não exista suspeita e a carne seja cozida, não há problema.

Já existe vacina para a gripe suína?

Não. Países como Estados Unidos, Brasil e Canadá, entre outros, correm contra o tempo para desenvolver uma vacina preventiva da gripe suína. No entanto, segundo previsões de institutos de pesquisa, ela só deve surgir no fim do ano. Por ser um vírus mutante de grande capacidade de disseminação, o H1N1 dificulta o surgimento de uma terapia. As vacinais atuais contra a gripe comum não são consideradas plenamente eficazes.