Título: Exames detectam vírus no Brasil
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 08/05/2009, Mundo, p. 20

Quatro brasileiros estão com influenza A (H1N1), mas todas as infecções ocorreram fora do país

Uma semana depois de garantir que o Brasil está preparado para enfrentar o influenza H1N1 e de afirmar que seria inevitável a entrada da doença no território nacional, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou ontem os quatro primeiros casos da doença no país, sendo dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Três pacientes vieram do México e um dos Estados Unidos. Os resultados foram confirmados a partir dos kits, enviados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, nos Estados Unidos, que chegaram na quarta-feira pelo Aeroporto de Viracopos (SP).

¿Todos passam bem. Os pacientes são adultos jovens. Não há crianças nem idosos entre os casos confirmados. Apenas um continua internado e não corre risco de morrer¿, garantiu Temporão, afirmando que não vai mudar a estratégia. ¿Isso porque o governo já vem tomando todas as precauções e medidas necessárias para conter a doença, rastreando, monitorando e tratando possíveis doentes¿. Outras 15 pessoas aguardam os resultados. Noventa e três testes realizados em pacientes suspeitos e em monitoramento deram negativo.

Questionado sobre a possibilidade de o influenza H1N1, vírus da chamada gripe suína, já estar em circulação no Brasil, Temporão reafirmou que não existem evidências de que outras pessoas tenham se contaminado no país. ¿O vírus não circula por aqui¿, disse. A informação foi confirmada pelo infectologista Stefan Cunha Ujvari, um dos mais renomados do país. ¿O ministro está correto. Só podemos afirmar que o H1N1 está circulando em terras brasileiras quando for confirmado algum caso de paciente que tenha contraído a doença por outra pessoa dentro do Brasil. Por enquanto, como existe a informação de que as quatro pessoas foram contaminadas no exterior, o raciocínio é verdadeiro¿, disse Stefan, autor de A história da humanidade contada pelo vírus.

Todas as medidas adotadas pelo ministério, segundo Ujvari, foram corretas. ¿Em tempos de globalização, é muito difícil frear uma doença como o influenza, que tem uma transmissão muito fácil. A maior prova de que a estratégia de informação e esclarecimento deu certo é que as pessoas contaminadas procuraram rapidamente os serviços de referência e/ou foram identificadas pelos profissionais.¿ No entanto, uma repórter do Correio constatou há poucos dias, em um voo de Nova York para São Paulo, que não ocorreu controle de casos suspeitos, embora alguns passageiros usassem máscara. Uma funcionária da Vigilância Sanitária explicou sobre os sintomas da doença no sistema de som do avião, mas ninguém foi questionado sobre o estado de saúde.

Estoque Temporão fez questão de comparar que a quantidade de medicamentos disponíveis no Brasil é muito superior à do México, país mais atingido pelo H1N1. ¿Lá, eles possuem 1,8 milhão de tratamentos. Aqui, temos quantidade de remédio suficiente para cuidar de aproximadamente nove milhões de pessoas¿, mencionou. De imediato, segundo o ministro, o país tem disponíveis 12.500 kits de tratamento ¿ sendo 6.250 para adultos e a mesma quantidade para crianças ¿ espalhados em todos os estados, com maior número de lotes em São Paulo e no Rio de Janeiro, devido à grande concentração populacional.

O restante do medicamento (em matéria-prima) está armazenado em galpões mantidos sob vigilância da segurança nacional. Caso haja necessidade de produção de mais kits de tamiflu (fosfato de oseltamivir) ¿remédio usado para tratar casos graves de gripe ¿, o país pode acionar as linhas de produção dos três laboratórios das Forças Armadas.

Na segunda-feira, foi aprovado um crédito suplementar no valor de R$ 141 milhões para intensificar as ações de prevenção ao novo vírus. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deve editar nos próximos dias uma medida provisória com o pedido dos recursos. Em 30 de abril, antes do anúncio da autorização do dinheiro, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já havia declarado que, se houver necessidade, o governo fará ajustes no orçamento para liberar mais recursos ao Ministério da Saúde. ¿Se surgir um problema, vamos arrumar dinheiro, vamos dar um jeito¿, afirmou.

Preocupado com a corrida de milhares de brasileiros às farmácias atrás do desejado tamiflu, atitude que fez esgotar o remédio em grande parte do país, Temporão fez um alerta. ¿As pessoas não devem se automedicar, pois, além de perigoso para a saúde, os medicamentos podem mascarar a doença¿, avisou. Apesar da confirmação dos primeiros casos da gripe H1N1 no Brasil, o número de casos suspeitos caiu de 26 para 21.