Título: Votos de Lula estão na mira de candidatos no Rio
Autor: Menezes, Maiá; Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 04/05/2008, O País, p. 9

Três pré-candidatos a prefeito fazem parte da base aliada, e esperam crescer com a popularidade do presidente.

Com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de um lado, que tem pelo menos três palanques disponíveis, e o PSDB de outro, turbinando a candidatura verde do deputado federal Fernando Gabeira, a eleição do Rio ganhou holofotes nacionais. O senador Marcelo Crivella (PRB), o deputado Alessandro Molon (PT) e a ex-deputada Jandira Feghali (PCdoB) disputam as atenções de Lula. Crivella e Molon anunciam que usarão as obras do PAC para atrair eleitores. E Gabeira, mesmo na oposição, avisa que o foco da campanha deve ser local e que conta com a colaboração do presidente, caso seja eleito.

De um lado e de outro, todos afirmam que a parceria com o governo federal é a chave para o desenvolvimento do município. Cada um a seu modo, todos afirmam ter o talento para atrair a parceria:

- Por mais que as outras possam garantir isso, não existe candidatura que pode encarnar como a nossa a parceria com município, estado e União. Essa é uma garantia para o eleitor - diz Molon.

- Já existe essa parceria, em projetos como o Favela Bairro. Tem que ter harmonia entre os governos. E essa harmonia se revela em coisas concretas, não em um convescote de fofos, um coquetel, um piquenique - afirma Solange, ironizando a proximidade entre Lula e o governador Sérgio Cabral, aliado de Molon.

- Tudo em Niterói eu fiz em parceria com o presidente Lula - afirma Jandira Feghali, secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do município fluminense.

Por mais que não suba no palanque de Crivella, o presidente Lula estará presente na campanha do senador. O senador do PRB, que faz parte da base aliada do governo, promete utilizar na propaganda de televisão as ações realizadas no Rio com o apoio do governo federal, como o Cimento Social, que está reformando casas no Morro da Providência, no Rio.

- Vou citar o que o presidente falou sobre mim, ele fez elogios que guardo como os maiores da minha vida. Desde a criação do Sistema Nacional de Habitação, que financiou as obras do Cimento Social, até o PAC.

Molon diz que usará a popularidade de Lula e os programas sociais do governo para tentar angariar os votos populares - hoje concentrados, segundo as pesquisas, em Crivella:

- Para esses votos, teremos o apoio dos programas populares do governo federal e do governo estadual. E a presença efetiva do presidente e do governador.

www.oglobo.com.br/pais