Título: Ordem é explorar os programas do governo na eleição
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 04/05/2008, O País, p. 10

Candidatos do PT já receberam cartilhas com as ações de Lula.

BRASÍLIA. A cinco meses das eleições municipais, os partidos governistas saem na frente rumo à campanha, seguindo orientação do Palácio do Planalto para que seus ministros usem eleitoralmente os programas de visibilidade do governo. A ordem aos ministros políticos é explorar ao máximo os programas sociais, principalmente o Bolsa Família, e as ações de infra-estrutura sob o guarda-chuva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de destacar o bom momento da economia.

Com esse cardápio, a expectativa dos governistas e seus aliados é ampliar espaços do grupo pró-Lula nas grandes cidades e também nos grotões, já de olho na eleição presidencial de 2010. Uma tropa de dez ministros políticos já está em ação nos seus respectivos partidos.

No PMDB, foram destacados os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), José Gomes Temporão (Saúde) e Edison Lobão (Minas e Energia); no PDT, Carlos Lupi (Trabalho); no PP, Márcio Fortes (Cidades); no PCdoB, Orlando Silva (Esportes); e no PR, Alfredo Nascimento (Transportes). No PT, as estrelas serão Dilma Rousseff (Casa Civil), com o PAC; Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), com o Bolsa Família; e Fernando Haddad, ministro da Educação.

O incentivo para dar visibilidade eleitoral às ações políticas será monitorado pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. Na última quinta-feira, em reunião do Conselho Político, no Planalto, líderes e presidentes de partidos receberam a orientação de fazer os candidatos usarem ações do governo na campanha. Foi distribuído um documento com números positivos da administração.

- É legítimo que o governo queira dar visibilidade política para suas ações administrativas. Não vejo problema que isso traga resultados eleitorais. Pelo contrário. O objetivo é esse - disse Geddel Vieira Lima.

Nas últimas semanas, a ordem do palácio já começou a ser posta em prática pelos ministros. Recentemente, mesmo com a epidemia de dengue, Temporão convenceu governadores e parlamentares do PMDB que os programas de sua área, em especial o PAC da Saúde, devem ser usados como bandeiras pelos candidatos do partido. O mesmo fez Marcio Fortes ao vender o PAC à bancada do PP na Câmara.

Recentemente, os candidatos petistas este ano receberam informações sobre como usar eleitoralmente os programas federais. Dilma Rousseff e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, foram escalados para falar dos resultados dos programas do governo nos municípios. Os prefeitos receberam cartilhas com ações do governo.

No último fim de semana, foi a vez do PDT orientar seus candidatos. Numa reunião em Brasília, eles foram bombardeados com números da gestão de Lupi no Trabalho. A ordem é associar ao partido o aumento de empregos com carteira assinada. (Gerson Camarotti)